Notícias AMPRS

Associação prestigia instalação de Frentes Parlamentares na Assembleia Legislativa

Publicado em 15-05-2019



A presidente da AMPRS, Martha Beltrame, prestigiou nesta semana duas importantes atividades na Assembleia Legislativa gaúcha. A primeira delas, na segunda-feira (13) foi a instalação da Frente Parlamentar de Incentivo à Doação de Órgãos. Já na terça-feira, ocorreu a reinstalação da Frente Parlamentar Gaúcha em Defesa das Vítimas de Violência.

A iniciativa que estimula a solidariedade na hora da dor e da necessidade será conduzida pelos deputados Fábio Branco (MDB) e Franciane Bayer (PSB). O desafio é vencer a resistência de 43% das famílias gaúchas em doar os órgãos, embora o Rio Grande do Sul, com 35% das doações, supere a média nacional, que é de 32%. Também participaram da cerimônia autoridades como a secretária da Saúde, Arita Bergmann, o Ministério da Saúde, o pneumologista e diretor do Hospital de Transplantes Dom Vicente Scherer, José Camargo, transplantados e pessoas que aguardam doação, além de voluntárias, como o grupo ViaVida.

violencia.pngPresidente da frente que defende vítimas de violência, a deputada Zilá Breitenbach (PSDB) disse que iniciativa pretende abordar o problema da violência em suas diversas formas: contra mulheres, crianças, deficientes e idosos, a violência urbana que destroça famílias. Ela lembrou que, no país, a cada duas horas, uma mulher é morta e que, no caso das mulheres negras, a taxa de homicídios é de 71%.

Martha Beltrame apoia a iniciativa e lembra que “A AMPRS se soma à iniciativa parlamentar de enfrentamento à violência. Por isso, estamos promovendo, pelo quarto ano consecutivo, o Fórum + Segurança, que pretende discutir cenários e alternativas de combate à violência e à criminalidade”. Ela acompanhou o Grande Expediente em homenagem à Frente ao lado do presidente da ONG Brasil Sem Grades, Luiz Fernando Oderich, e da fundadora do Instituto Bárbara Penna, contra violência doméstica.