Notícias AMPRS

Papo & Prosa chega à segunda edição

Publicado em 28-08-2020



Na manhã desta quinta-feira, 27 de agosto, a Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS) promoveu a segunda edição do projeto Papo & Prosa, lançado no mês de julho. O evento visa oportunizar o encontro dos jubilados e pensionistas para conversar de maneira descontraída, informal e reduzir o isolamento social por meio de reuniões virtuais.

Na abertura da reunião, o vice-presidente dos Aposentados, Paulo Natalicio Weschenfelder, abriu o encontro falando da importância dos debates virtuais. “É imprescindível que mantenhamos o contato para discutir as pautas pertinentes aos jubilados e pensionistas”, destacou.

Em seguida, o diretor-presidente da Fundação de Assistência à Saúde (FAS), Cláudio Bonatto, convocou a todos para ajudarem a informar aos novos integrantes que a Associação disponibiliza um dos melhores planos de saúde do Rio Grande do Sul e se colocou à disposição para esclarecer dúvidas a respeito.

No momento seguinte, a presidente da AMP/RS, Martha Beltrame, fez um breve relato respondendo às questões que foram enviadas durante a semana. Entre os assuntos da pauta estiveram as alterações, já sancionadas, sobre a última parte da reforma da Previdência no País e no Estado. 

A presidente informou que ocorrerá uma videoconferência com o advogado previdenciário da Associação sobre o novos regramentos das pensões a partir de agora. Porém, adiantou alguns pontos: “Para aqueles que têm direito adquirido mantém-se as mesmas regras previdenciárias. Existe um conjunto de regras de transição para outros casos. Por exemplo, para quem está próximo de se aposentar, será necessário cumprir um pedágio de 100% do tempo de serviço que faltava. Vivemos novos tempos, a expectativa de vida aumentou e teremos que nos adaptar”, avalia.

Também foram abordadas questões remuneratórias, como a Lei de Diretrizes Orçamentárias, o auxílio saúde, a PAE, Benefício Especial, a Valorização do Tempo de Serviço (VTS), entre outros.

Ao final, o vice-presidente de aposentados, Paulo Natalicio Weschenfelder, informou que, no dia 17 de setembro, ocorrerá um encontro virtual para todos os associados com temática nativista em alusão à “Semana Farroupilha” - sem prejuízo à terceira edição do Papo & Prosa, marcada para o dia 24. Todos os jubilados foram convidados a participar com seus poemas, músicas e depoimentos sobre a história do Estado.

Também foi informada a elaboração do Memorial da AMP/RS, solicitando aos jubilados que contribuam com materiais (fotos ou documentos) que auxiliem na construção.
papoprosa2.jpeg