Menu de serviços
Tipo:
Notícias

Papo & Prosa chega à segunda edição

Reunião virtual oportuniza bate-papo, troca de experiências entre os jubilados e pensionistas, além da discussão sobre os temas de interesse da classe
28/08/2020 Atualizada em 21/07/2023 10:59:18
Compartilhe:
1598642388.jpg
Na manhã desta quinta-feira, 27 de agosto, a Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS) promoveu a segunda edição do projeto Papo & Prosa, lançado no mês de julho. O evento visa oportunizar o encontro dos jubilados e pensionistas para conversar de maneira descontraída, informal e reduzir o isolamento social por meio de reuniões virtuais.



Na abertura da reunião, o vice-presidente dos Aposentados, Paulo Natalicio Weschenfelder, abriu o encontro falando da importância dos debates virtuais. “É imprescindível que mantenhamos o contato para discutir as pautas pertinentes aos jubilados e pensionistas”, destacou.



Em seguida, o diretor-presidente da Fundação de Assistência à Saúde (FAS), Cláudio Bonatto, convocou a todos para ajudarem a informar aos novos integrantes que a Associação disponibiliza um dos melhores planos de saúde do Rio Grande do Sul e se colocou à disposição para esclarecer dúvidas a respeito.



No momento seguinte, a presidente da AMP/RS, Martha Beltrame, fez um breve relato respondendo às questões que foram enviadas durante a semana. Entre os assuntos da pauta estiveram as alterações, já sancionadas, sobre a última parte da reforma da Previdência no País e no Estado. 



A presidente informou que ocorrerá uma videoconferência com o advogado previdenciário da Associação sobre o novos regramentos das pensões a partir de agora. Porém, adiantou alguns pontos: “Para aqueles que têm direito adquirido mantém-se as mesmas regras previdenciárias. Existe um conjunto de regras de transição para outros casos. Por exemplo, para quem está próximo de se aposentar, será necessário cumprir um pedágio de 100% do tempo de serviço que faltava. Vivemos novos tempos, a expectativa de vida aumentou e teremos que nos adaptar”, avalia.



Também foram abordadas questões remuneratórias, como a Lei de Diretrizes Orçamentárias, o auxílio saúde, a PAE, Benefício Especial, a Valorização do Tempo de Serviço (VTS), entre outros.



Ao final, o vice-presidente de aposentados, Paulo Natalicio Weschenfelder, informou que, no dia 17 de setembro, ocorrerá um encontro virtual para todos os associados com temática nativista em alusão à “Semana Farroupilha” - sem prejuízo à terceira edição do Papo & Prosa, marcada para o dia 24. Todos os jubilados foram convidados a participar com seus poemas, músicas e depoimentos sobre a história do Estado.




Também foi informada a elaboração do Memorial da AMP/RS, solicitando aos jubilados que contribuam com materiais (fotos ou documentos) que auxiliem na construção.






papoprosa2.jpeg

Últimas notícias
/arquivos/capa memorial
Loading...
Notícias

Departamento do Memorial realiza reunião na sede da AMP/RS

24/04/2024
/arquivos/FOTO PRESERVANDO
Loading...
Notícias

PRESERVANDO A MEMÓRIA: AMP/RS presta homenagem ao colega Antônio Pereira Dornelles, que nos deixou no mês de abril

24/04/2024
/arquivos/capaface2
Loading...
Notícias

FACE-RS debate ações de fortalecimento das carreiras de Estado

23/04/2024
/arquivos/FOTOCAPAVIAMAO
Loading...
Notícias

AMP/RS prestigia ato de elevação de entrância da Promotoria de Viamão

23/04/2024