Notícias AMPRS

AMP/RS Lives debate direito eleitoral com Rodrigo López Zilio

Publicado em 15-05-2020



Na noite desta quinta-feira, 14 de maio, a Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS) realizou a primeira transmissão do AMP/RS Lives, que abordou o tema “Condutas vedadas e propaganda eleitoral antecipada no período de pré-campanha”. Para falar sobre o assunto, o convidado foi o promotor de Justiça e coordenador do Gabinete Eleitoral do Ministério Público do Estado, Rodrigo López Zilio.

Autor de livros e palestrante de renome na temática, o convidado falou sobre as transformações que o direito eleitoral vem sofrendo, apontando a ausência de normas que regulamentem especificamente o período que precede a campanha. Zilio expôs o tema das condutas vedadas nesse período, bem como o que vem sendo considerado propaganda eleitoral antecipada pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Durante quase uma hora, o convidado destrinchou os temas, falando sobre como a pandemia do novo coronavírus pode causar impacto nas eleições de 2020 e respondeu perguntas enviadas pelos espectadores.

Confira a transmissão completa abaixo:


O vice-presidente de Núcleos da AMP/RS, Fernando Andrade Alves, apresentou o episódio piloto, que bateu a marca de 210 espectadores e 110 visualizações simultâneas. Para ele, o êxito na empreitada veio da relevância da temática discutida e de sua consonância com a atualidade. “Primeiramente, temos que agradecer profundamente ao colega Zilio pela extrema generosidade de compartilhar o seu tempo e conhecimento com todos. Agradecemos também aos demais membros do Ministério Público e aos participantes, que se engajaram na iniciativa e enviaram perguntas que enriqueceram e deram intensidade ao debate”, destacou.