Notícias AMPRS

Promotores gaúchos participam de curso em Nova Iorque

Publicado em 26-02-2020



Terminou nesta quarta-feira, em Nova Iorque, o curso “Legal System for Brazilian Judges, Prosecutors, and Lawyers”, promovido pela Escola de Direito da Fordham University. A atividade, que se iniciou no dia 24, contou com a presença de dois membros do Ministério Público gaúcho, os promotores Marcelo Tubino Vieira e Rodrigo Alberto Wolf Pitone, que receberam bolsas da AMP/RS. Para a presidente da Associação, Martha Beltrame, o incentivo à área cultural é de extrema importância para a qualificação profissional. “Investir na área cultural amplia o conhecimento de qualquer profissional, ação que reflete diretamente na melhoria na qualidade de trabalho”, afirma.

Para Tubino, a troca de experiências foi de grande valia. "As atividades proporcionaram o intercâmbio com promotores e juízes federais de todo o mundo, e promoveu o debate de temas de relevância como o combate ao crime organizado e a estrutura organizacional dos Estados Unidos", conta. Ao final das atividades, os participantes do curso voltado a juízes, procuradores, promotores e advogados receberam um certificado emitido pela universidade norte-americana.

Programa de estudos

Durante o curso, foram abordados temas sobre o sistema de justiça americano, processo penal e crime organizado. No primeiro dia, foi realizado o painel “Introdução ao sistema jurídico dos Estados Unidos”, que abordou as especificidades da Constituição norte-americana e temas referentes aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. O painel continuou na terça-feira (25), com ênfase nos sistemas judiciais federais e estaduais. Para encerrar o segundo dia de atividades, os participantes assistiram à palestra sobre a atuação e personalidade profissional do advogado.


whatsapp_image_2020-02-25_at_17.01.33.jpeg