Notícias AMPRS

Nona edição da Semana do Ministério Público da Rota da Serra acontece em Taquara

Publicado em 22-10-2019




Evento promovido pela Associação do Ministério Público gaúcho será realizado na FACCAT


A Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS), em parceria com o curso de Direito das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT), promove a nona edição da Semana do Ministério Público da Rota da Serra no município. Com o apoio da Escola Superior do Ministério Público (FMP) e do Ministério Público Estadual (MPRS), o evento acontece nos dias 23 e 24 de outubro. O objetivo é discutir temas jurídicos atuais e relevantes com a comunidade acadêmica e a sociedade em geral.


Para a noite de abertura, está prevista a palestra da procuradora de justiça do MPRS Têmis Limberger. Ela falará sobre “Segurança de dados: sua importância na sociedade em rede”.

No dia seguinte, a palestra “Neurociência na tomada de decisão no contexto do direito”, ministrada pelo procurador de Justiça Paulo Valério Dal Pai Moraes, será um dos assuntos da noite. Encerrando a semana, o procurador de Justiça Cláudio Bonatto conduz o painel “A Proteção do Consumidor como direito e garantia fundamental”. Para Bonatto, a garantia dos direitos do consumidor é fundamental para o funcionamento da economia. “Sem ele não existe nada, não há economia pujante. Não há agente econômico. Tratar mal um consumidor é um suicídio comercial”, afirma.


Semana do Ministério Público


Há 35 anos, a iniciativa permite que os estudantes de diversas instituições de ensino superior possam conhecer o trabalho do Ministério Público e o seu posicionamento com relação aos assuntos jurídicos, bem como saber mais sobre as carreiras possíveis dentro desta área de atuação.

Para a presidente da AMP/RS, Martha Beltrame, estender o diálogo entre o MP e a sociedade por meio do evento é uma forma de mostrar o serviço prestado ao público. “É fundamental que nós, como Instituição, mostremos frequentemente como temos trabalhado com relação a pautas jurídicas latentes e que afetam a vida de todos os cidadãos”, avalia.

O vice-presidente administrativo e financeiro da AMP/RS, João Ricardo Santos Tavares, entende que o debate com as universidades é de suma importância para o fortalecimento do trabalho do Ministério Público, considerando que posiciona a Instituição frente aos futuros colegas da profissão. “Este projeto funciona como uma plataforma de interação com o mundo acadêmico e mostra como pensa o MP e o peso do trabalho que realiza frente à sociedade”, pondera.