Notícias AMPRS

Sobradinho recebe sua quarta edição da Semana do Ministério Público

Publicado em 15-10-2019




Evento promovido pela Associação do Ministério Público gaúcho será realizado na Câmara de Vereadores da cidade

A Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS), em parceria com o curso de Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) campus Sobradinho, promove a quarta edição da Semana do Ministério Público de Sobradinho, no dia 17 de outubro, quinta-feira, às 19h, na Câmara de Vereadores. O evento conta com o apoio da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP) e do Ministério Público Estadual (MPRS). O objetivo é discutir temas jurídicos atuais e relevantes com a comunidade acadêmica e a sociedade em geral.

Para o encontro, está prevista a palestra do promotor de justiça gaúcho Bruno Amorim Carpes, que discorrerá sobre o tema “O mito do encarceramento em massa”. Para o palestrante, há uma distorção dos dados prisionais por parte da mídia. “A palestra busca desmistificar alguns pontos midiaticamente apresentados com uma análise muito mais quantitativa do que qualitativa dos números prisionais. Com base nisso, demonstramos que, em uma análise global e também de realidade criminal no Brasil, é visível que não é verdade que no País haja um encarceramento em massa, pois esta expressão invoca que o Brasil prenderia mais do que deveria, o que não é verdade”, pondera. “Não se pode confundir superlotação carcerária com encarceramento em massa, pois são questões distintas”, alerta o promotor. Também serão debatidas possíveis alternativas ao sistema prisional.

Semana do Ministério Público
 
Há 35 anos, a iniciativa permite que os estudantes de diversas instituições de ensino superior possam conhecer o trabalho do Ministério Público e o seu posicionamento com relação aos assuntos jurídicos, bem como saber mais sobre as carreiras possíveis dentro desta área de atuação.
 
Para a presidente da AMP/RS, Martha Beltrame, estender o diálogo entre o MP e a sociedade por meio do evento é uma forma de mostrar o serviço prestado ao público. “É fundamental que nós, como Instituição, mostremos frequentemente como temos trabalhado com relação a pautas jurídicas latentes e que afetam a vida de todos os cidadãos”, avalia.
 
O vice-presidente de Núcleos da AMP/RS, Fernando Andrade Alves, destaca a importância do evento para a instituição. “A semana do MP é uma grande oportunidade para fortalecer a relação com a academia, contribuindo para transmitir aos universitários e à comunidade o que faz e como pensa a entidade”.