Notícias AMPRS

Semana do Ministério Público chega a São Gabriel

Publicado em 26-09-2019



Quarta edição do evento promovido pela AMP/RS foi aberta na noite de quarta-feira (25) na URCAMP

A presidente da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS), Martha Beltrame, abriu a quarta edição da Semana do Ministério Público de São Gabriel, nessa quarta-feira (25), na sede da URCAMP. A primeira noite do evento recebeu o procurador de Justiça Sílvio Miranda Munhoz com a palestra “Cultura da impunidade, laxismo garantista e ideologização da estatística”. A programação prossegue nesta quinta-feira, às 19h30, com a participação do promotor de Justiça Ronaldo Lara Resende, que abordará o “Direito penal criminoso: a revitimização e a sacralização dos direitos do réu”.

Na mesa de abertura do evento, além da presidente da AMP/RS, estavam a promotora Lisiane Villagrande Veríssimo da Fonseca, organizadora da Semana do MP de São Gabriel, e a coordenadora do curso de Direito da URCAMP, Ana Paula Torres. Em seu discurso, Martha Beltrame ressaltou a importância do evento. “Compartilhar conhecimento e experiência sobre a atuação do Ministério Público com jovens estudantes e futuros colegas de profissão nos revigora e nos engrandece como instituição. É nesta troca que melhoramos”, disse. Ainda em sua fala, ela criticou a derrubada dos vetos da Lei de Abuso de Autoridade, definida em sessão na noite de terça-feira no Congresso Nacional. “A rejeição dos vetos representa um retrocesso de grandes proporções para a sociedade brasileira. Este resultado coloca em risco a proteção das instituições e o funcionamento do Estado Democrático de Direito. É um desserviço para o aprimoramento dos mecanismos de combate à corrupção, à violência e à criminalidade”, afirmou.

O evento contou com o apoio do Ministério Público do Estado e da Fundação Escola do Ministério Público (FMP), e recebeu o representante da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), professor Victor Kloeckner Pires, e o vereador Sérgio Caiubi de Andrade Silveira, representando a Câmara de vereadores de São Gabriel.

Ao final da palestra, Lisiane destacou a excelência do conteúdo apresentado. "Com a quarta edição da Semana do Ministério Público de São Gabriel, reafirmamos com a comunidade acadêmica nosso compromisso de trazer palestrantes de altíssimo nível, que abordam temas atuais e de grande relevância à sociedade", disse a responsável pela organização local.


img-20190925-wa0038.jpg