Menu de serviços
Tipo:
Notícias

AMP/RS manifesta apoio aos colegas Lauro Machado Nogueira e Dermeval Farias Gomes Filho

Nota oficial da AMP/RS
19/09/2019 Atualizada em 21/07/2023 11:01:34
Compartilhe:
1568919891.jpg

A Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS) e a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP) manifestam, publicamente, apoio e solidariedade aos colegas Lauro Machado Nogueira e Dermeval Farias Gomes Filho, cujas reconduções para os cargos de Conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público – CNMP, não foram aprovadas pelo Senado Federal na noite desta quarta-feira, dia 18, em Brasília. Desta forma, a AMP/RS se une e reforça a manifestação de outras associações de nossa categoria, como a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT) e Associação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (AMPDFT).



Lamentamos, assim, a decisão tomada pela maioria dos Senadores da República presentes no Plenário no sentido de rejeitar os nomes dos dois referidos promotores. Entendemos que a rejeição não teve fundamentação que priorize o interesse público. Lauro Machado Nogueira e Dermeval Farias Gomes Filho tem ilibada conduta moral e ética, com relevantes serviços prestados ao Ministério Público e à sociedade brasileira.



Inexiste qualquer mácula à atuação de ambos, seja no exercício da função ministerial, seja na qualidade de integrantes do órgão colegiado do CNMP. Suas carreiras tem currículos irretocáveis, que não justificam a postura do Senado Federal. Outro ponto que nos preocupa é a votação: por ser secreta, não permite transparência e, portanto, permanecem desconhecidos os reais motivos que levaram ao resultado final.



O Ministério Público é uma instituição permanente e essencial ao exercício jurisdicional do Estado, com a função de defender a ordem jurídica, o regime democrático e os interesses sociais e individuais indisponíveis. Nossa autonomia e independência são valores indispensáveis para o cumprimento de nosso dever. Por isso, episódios como este nos deixam intranquilos.



A AMP/RS reafirma sua postura de constante vigilância e defesa da independência e da autonomia do Ministério Público e de seus membros. Os promotores de Justiça Lauro Machado Nogueira e Dermeval Farias Gomes Filho tem nosso respeito e apoio.










Leia a íntegra da nota oficial divulgada pela CONAMP.







Foto: Roque de Sá/Agência Senado


Últimas notícias
/arquivos/WhatsApp Image 2025-07-01 at 15.01.07 (1)
Loading...
Notícias

AMP/RS retomará atendimentos no Palácio do Ministério Público para ampliar suporte a jubilados e pensionistas

01/07/2025
/arquivos/DSC_7367
Loading...

AMP/RS e Ajuris debatem pautas institucionais

01/07/2025
/arquivos/DSC_7396
Loading...

AMP/RS trata de demandas da carreira em encontro com Subprocuradoria-Geral para Assuntos Administrativos

01/07/2025
/arquivos/DSC_7183
Loading...

AMP/RS prestigia posse de novos dirigentes da Justiça Federal

30/06/2025