Palavra do Presidente

Dia Estadual do Ministério Público

Publicado em 29/06/2021

No dia de hoje, 29 de junho, celebramos o Dia Estadual do Ministério Público, e nesta data, especialmente, nutrimos mais um motivo para nos orgulhamos da missão que escolhemos para nossas vidas: servir à defesa da sociedade, da ordem jurídica, da Constituição e das leis. O ano de 2020 ficou marcado como um período ímpar na história da humanidade com o enfrentamento de uma pandemia e de suas consequências políticas, econômicas e sociais. Fomos desafiados dia a dia em proporções gigantescas.

No entanto, os desafios não pararam por aí, já que em 2021 seguimos lutando contra o coronavírus e suas nefastas consequências. Fomos, desde o início da pandemia, combativos em cada momento desta árdua batalha. O Ministério Público foi a primeira instituição a se adaptar - ainda que de forma semipresencial ou remota - desde os primeiros casos registrados no Rio Grande do Sul, nos exigiram respostas rápidas às novas demandas sociais.

Atuamos de forma inabalável para garantir o acesso ao serviço público de saúde, ao retorno às aulas com segurança, ao cumprimento dos protocolos sanitários em todo Estado e a manutenção de nosso trabalho para que a comunidade não ficasse desassistida. Continuamos com forças redobradas trabalhando arduamente de forma proativa e resolutiva no enfrentamento da pandemia. Mobilizamo-nos, e, assim como guerreiros em meio ao combate, nossas palavras de ordem são: resiliência, superação e determinação. Nosso lema: lutar por um bem maior, ou seja, a coletividade. Neste momento tão difícil que a humanidade atravessa, acredito que consciência coletiva, empatia, conhecimento e ciência são vitais para enfrentar esta crise de proporções tão dramáticas.

Caminharemos juntos, convictos em momentos promissores para todos. Neste dia consagrado à instituição, deseja, como um de seus membros, que acentuemos a estreitar a ligação que há entre democracia e um Ministério Público forte e independente. Somente dessa forma seguiremos cumprindo nosso papel ao grande destinatário de nossos serviços: a sociedade. Parabéns a todos que dia a dia constroem essa instituição.