Notícias AMPRS

Voltaire de Lima Moraes recebe homenagem do Ministério Público de Contas

Publicado em 02-08-2022



O presidente João Ricardo Santos Tavares e o vice-presidente Administrativo e Financeiro, André de Azevedo Coelho, participaram, na tarde desta terça-feira, 2 de agosto, da solenidade de outorga da Medalha do Ministério Público de Contas do Rio Grande do Sul ao ex-presidente do Tribunal de Justiça gaúcho, desembargador Voltaire de Lima Moraes. A solenidade foi realizada no Plenário Gaspar Silveira Martins do Palácio Flores da Cunha, sede do Tribunal de Contas do Estado.

Em sua fala, o desembargador ressaltou a importância das instituições e deu destaque especial à atuação do Ministério Público de Contas. Apontou ainda que as conquistas decorrem sempre da atuação conjunta e do trabalho coletivo.

Também estiveram presentes na solenidade o procurador-geral de Justiça, Marcelo Lemos Dornelles, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE/RS), Francisco José Moesch, a presidente do TJRS, desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, além de outras autoridades.  

Ex-presidente da AMP/RS de 1988 a 1990, Voltaire de Lima Moraes ingressou no Ministério Público em 1980. Atuou como promotor de Justiça nas comarcas de Ibirubá, Cerro Largo, Espumoso, Uruguaiana, Esteio e Porto Alegre. Promovido a procurador de Justiça, foi procurador-geral de Justiça por duas gestões, de 1993 a 1997. Foi, também, Presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça e da Associação Nacional do Ministério Público (CONAMP). Em 1997, foi nomeado Juiz do Tribunal de Alçada, em vaga de representante da classe do MP, tendo sido promovido a desembargador do Tribunal de Justiça em 1998. Presidiu o TJRS no biênio 2020-2022.
compartilhada_do_lightroom_mobile_3.jpg
compartilhada_do_lightroom_mobile_4.jpg