Menu de serviços
Tipo:
Notícias

São Jerônimo entra no roteiro das Semanas do Ministério Público

Fruto de iniciativa conjunta da Promotoria de Justiça e da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) de São Jerônimo, o universo acadêmico local ingressou, nesta quarta-feira (15) na agenda das tradicionais Semanas do Ministério Público. O evento, promovido pela AMP/RS e pela Ulbra, com apoio do Ministério Público do Rio Grande do Sul e da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP), termina hoje, após duas noites de palestras no auditório da universidade.
17/08/2018 Atualizada em 21/07/2023 11:03:16
Compartilhe:
1534445713.jpg
Fruto de iniciativa conjunta da Promotoria de Justiça e da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) de São Jerônimo, o universo acadêmico local ingressou, nesta quarta-feira (15) na agenda das tradicionais Semanas do Ministério Público. O evento, promovido pela AMP/RS e pela Ulbra, com apoio do Ministério Público do Rio Grande do Sul e da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP), terminou ontem, após duas noites de palestras no auditório da universidade.




pg22.pngDurante a solenidade de abertura, o presidente da AMPRS, Sérgio Harris, mencionou a importância das Semanas do Ministério Público como momento de diálogo entre a instituição e os estudantes de Direito. “Gostaria de agradecer a esta Universidade, que abriu as portas para que trouxéssemos um pouco do Ministério Público para este espaço, iniciando uma parceria que trará benefícios a todos, membros da instituição, alunos e professores”, disse.







sj2.png











Já o coordenador do evento, promotor de Justiça de São Jerônimo Fernando Sgarbossa, destacou a importância da atividade e a presença do procurador-geral de Justiça, Fabiano Dalazen, que ministrou a palestra inaugural. “É com satisfação que vejo este auditório lotado, reunindo estudantes de toda a região”, sublinhou Sgarbossa.





































O DIREITO PRECISA SER MAIS ACESSÍVEL

sj3.png
Fabiano Dallazen abriu sua palestra, intitulada "A efetividade do Ministério Público no contexto atual", dizendo o quanto considera importante falar aos acadêmicos de Direito, seus futuros operadores. “Temos que despertar, desde os bancos da universidade, para a nossa responsabilidade, porque, independente da carreira escolhida, temos uma responsabilidade com aqueles que estão lá fora. Se o Direito tem esta importância como regulador do convívio dentro da sociedade, precisamos que ele seja compreendido e encontre aceitação entre aqueles que são os seus destinatários”, disse.



PARCERIA E EFETIVIDADE

O procurador-geral de Justiça apresentou alguns dos projetos e resultados que o Ministério Público vem alcançando em sua atuação, ressaltando a importância da parceria entre instituições públicas no enfrentamento dos problemas da sociedade. “A sociedade pós-moderna demanda instituições mais flexíveis, menos burocráticas e mais orientadas a resultados. Para fazer frente a toda essa complexidade, o Ministério Público está buscando uma atuação mais transversal, coletiva, preventiva e focada no impacto social”, ressaltou. A efetividade é o único caminho possível, só alcançada com gestão, transparência e cooperação. “Precisamos aprofundar programas de cooperação interinstitucionais, sejam de intercâmbio ou de atuação operacional (grupos, forças-tarefas), fazendo mais e melhor com a legislação que temos, pela soma das inteligências corporativas”, destacou Dallazen.





PRESENÇAS

sj1.pngTambém compuseram a mesa de autoridades o coordenador do curso de Direito da Ulbra – Campus São Jerônimo, Olindo Barcelos da Silva; a juíza Priscila Carvalho; o presidente da OAB-Secção São Jerônimo, Endrigo Nunes; e o delegado Regional Nedson de Oliveira. Acompanharam o evento, entre as autoridades, a secretária dos Órgãos Colegiados do MP/RS, Martha Weis; o promotor-assessor Mauro Souza; os vice-presidentes da AMP/RS Martha Beltrame e João Ricardo Santos Tavares; o tesoureiro da entidade, Fernando Andrade Alves; a procuradora de Justiça Maria de Fátima Dias Ávila; e os promotores de Justiça Márcio Ferreira da Cunha, Rodolfo Grezzana Corrêa e Leo Heidrich Leal.





REFLEXÕES SOBRE O AVANÇO DO CRIME NO BRASIL

sj5.png
na quinta-feira, segunda e última noite do evento, o auditório voltou a
ganhar grande público, dessa vez para acompanhar a palestra do
procurador de Justiça Sílvio Miranda Munhoz, que abordou o tema
"Criminalidade e impunidade – reflexões sobre o avanço do crime no
Brasil"
. Em sua fala, ele contrapôs o discurso falacioso do
encarceramento em massa, provocando forte impacto junto aos acadêmicos,
habituados a ouvir como verdadeira a versão oposta. "As afirmações de
Munhoz foram acompanhadas de imediata comprovação, a demonstrar que a
atual situação de criminalidade, que a todos afeta, resulta de causas
bem definidas, embora nem sempre explícitas", avaliou o coordenador do
evento, Fernando Sgarbossa. Segundo ele, a primeira edição da Semana do
Ministério Público em São Jerônimo alcançou o resultado esperado. "Êxito
que certamente se deve à qualidade dos palestrantes, à parceria do
Direito da Ulbra São Jerônimo, ao apoio da AMP/RS, da FMP e da PGJ, e
especialmente ao público, que soube compreender a importância do
evento", observou.


Últimas notícias
/arquivos/capa congresso
Loading...
Notícias

AMP/RS participa do 22° Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente

26/04/2024
/arquivos/FOTO1
Loading...
Notícias

Em Brasília, presidente da AMP/RS cumpre série de agendas

25/04/2024
/arquivos/capa corrida
Loading...
Notícias

Com apoio da AMP/RS, 4ª Corrida pela Adoção será realizada em 25 de maio na Capital

25/04/2024
/arquivos/capa correto
Loading...
Notícias

Romance "Todos os caminhos levam ao mar" pauta encontro do Grupo Literário

25/04/2024