Menu de serviços
Tipo:
Notícias

Prêmio Jornalismo Ministério Público agracia os vencedores de 2017

Pelo 19º ano, a Associação do Ministério Público do RS, em parceria com a Procuradoria-Geral de Justiça e com a Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP) promoveu o "Prêmio Jornalismo Ministério Público do Rio Grande do Sul", contando, ainda, com o apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS e da Associação Riograndense de Imprensa (ARI). A solenidade de entrega dos prêmios da edição de 2017 aconteceu na manhã desta terça-feira (12/12), nas dependências externas do Palácio do Ministério Público.
12/12/2017 Atualizada em 21/07/2023 10:59:17
Compartilhe:
1513107567.jpg
Pelo 19º ano, a Associação do Ministério Público do RS, em parceria com a Procuradoria-Geral de Justiça e com a Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP) promoveu o "Prêmio Jornalismo Ministério Público do Rio Grande do Sul", contando, ainda, com o apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS e da Associação Riograndense de Imprensa (ARI). A solenidade de entrega dos prêmios da edição de 2017 aconteceu na manhã desta terça-feira (12/12), nas dependências externas do Palácio do Ministério Público.



fala_harris.jpgO presidente da AMP/RS, Sérgio Harris, que participou da entrega dos prêmios, fez uma manifestação em exaltação à democracia, lembrando a todos que há dois pilares que a sustentam: um MP independente e uma imprensa livre. “Este momento, em que agraciamos as reportagens que melhor retrataram a atuação do Ministério Público no ano que está findando, mostra a importância de tais pilares na sociedade”, disse ele.



harris_premia.jpg







Ao todo, 91 trabalhos jornalísticos foram inscritos no concurso, distribuídos entre as seguintes categorias: Impressa, TV, Rádio, Web, Fotografia e Especial. Os vencedores receberam quantia em dinheiro e comendas, oferecidas pela AMP/RS e Escola Superior do Ministério Público. A categoria Especial do "Prêmio Jornalismo Ministério Público do Rio Grande do Sul" homenageou o jornalista Ricardo Andrade Grecellé, que atuou durante 15 anos na Assessoria de Imprensa do MP e faleceu, em acidente de trânsito, em 22 de novembro do ano passado.



Falando em nome dos agraciados, o jornalista Eduardo Matos enfatizou a importância do MP ter o poderio de realizar investigações. Ele também lembrou que, atualmente, além das operações realizadas na área criminal, o MP também é conhecido pela atuação em outras áreas, sempre em defesa da cidadania. Eduardo Matos também homenageou o jornalista Ricardo Grecellé que, segundo ele, foi um profissional exemplar, sempre disposto a auxiliar a imprensa.

autoridades.jpgTambém participaram da solenidade a vice-presidente Administrativa e Financeira da AMP/RS, Martha Beltrame; o procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen, a subprocuradora-geral de Justiça de Gestão Estratégica, Ana Petrucci; o chefe de gabinete e secretário-geral, Júlio César de Melo; o promotor-assessor Cristiano Ledur; os promotores Ana Maria Moreira Marchesan, Cláudio Ari Pinheiro de Mello e Ivana Machado Battaglin, que tiveram seus trabalhos destacados nas matérias jornalísticas agraciadas com a premiação; o presidente da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), Luiz Adolfo Lino de Souza; o diretor do Departamento de Assistência Social da ARI, Ayres Cerutti; o diretor de Jornalismo da RBSTV, Cezar Freitas; o diretor do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul, Eduardo Silveira; familiares do jornalista Ricardo Grecellé, os professores universitários Luciana Kraemer e Roberto Belmonte, que orientaram os trabalhos acadêmicos laureados, além de jornalistas, servidores, representantes de entidades e acadêmicos de jornalismo.



VENCEDORES NA CATEGORIA IMPRESSA

A categoria Impressa foi conquistada pela matéria “Animais silvestres serão protegidos na Rota do Sol”, de autoria da jornalista Carine Krüger, publicada no Jornal Nova Geração, de Estrela. O segundo lugar ficou com a matéria “Concursos fraudados se espraiam pelo RS”, dos jornalistas Humberto Trezzi e Fábio Almeida, publicada no jornal Zero Hora.



VENCEDORES NA CATEGORIA TV

Na categoria TV, venceu a série de reportagens “Fraude nos concursos – MP faz blindagem em concursos públicos para evitar fraudes no RS”, de autoria do jornalista Fábio Almeida e equipe, exibida na RBSTV. A segunda colocação na categoria ficou com a série de reportagens “Filhos do cárcere: Ministério Público cobra a construção de presídio feminino, enquanto filhos são separados das mães por falta de infraestrutura adequada”, da jornalista Dulci Sachetti e equipe, veiculada na RBSTV Passo Fundo e Porto Alegre.



VENCEDORES NA CATEGORIA RÁDIO

Já na categoria Rádio, venceu a reportagem “Operação Pulso Firme”, de autoria dos jornalistas Cid Martins e Eduardo Matos, da Rádio Gaúcha, narrando a transferência de líderes de facções para presídios federais. Em segundo lugar foi escolhida a reportagem “Série Histórias invisíveis: os desafios de quem vive nas ruas de Porto Alegre”, dos jornalistas Daiane Vivatti e Gabriel Jacobsen, da Rádio Guaíba.



VENCEDOR NA CATEGORIA WEB

Na categoria Web, o vencedor foi o jornalista Cleber Dioni Tentardini, do Jornal JÁ, com a série de reportagens “Patrimônio ameaçado”, sobre a extinção da Fundação Zoobotânica.



VENCEDORES NA CATEGORIA FOTOGRAFIA

Na categoria Fotografia, o vencedor foi o fotógrafo Frederico Sehn, do Jornal Nova Geração, de Estrela, sobre a proteção de animais silvestres que habitam a mata às margens da Rota do Sol. O segundo lugar foi conquistado pelo fotógrafo do Diário Gaúcho Mateus Bruxel, com a reportagem sobre a investigação do Ministério Público da ação que destruiu casas de moradores da Ilha do Pavão.



VENCEDOR NA CATEGORIA ESPECIAL

Na categoria Prêmio Especial – destacando a atuação do MP na área da segurança pública – a vencedora foi a jornalista Cristiane Maiara Luza, do jornal Folha do Noroeste, de Frederico Westphalen, com a reportagem “Comissão pró-segurança elenca medidas para conter avanço da criminalidade na região”. Esta categoria teve gravado no troféu o nome do jornalista Ricardo Grecellé.



VENCEDORES NA CATEGORIA UNIVERSITÁRIA

O Prêmio Jornalismo também conta neste ano com a categoria “Reportagem universitária” (1º e 2º lugar), dedicada a estudantes de jornalismo de universidades reconhecidas pelo Ministério da Educação. Os estudantes da Uniritter Aline Eberhardt, Alberi Neto e Ariadne Kramer foram os vencedores com a reportagem “Degradação e descaso: a trajetória do Rio dos Sinos”, publicada no blog de Jornalismo Ambiental da universidade. Já o segundo lugar ficou com os estudantes Gabriela Gonçalves Santos, Guilherme Engelke e Débora Vaszelewski, da Unisinos, que elaboraram a reportagem “Filhos do sistema”, publicada na plataforma Medium. Todos os estudantes vão receber certificados pela participação no Prêmio Jornalismo 2017.

Últimas notícias
/arquivos/capa congresso
Loading...
Notícias

AMP/RS participa do 22° Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente

26/04/2024
/arquivos/FOTO1
Loading...
Notícias

Em Brasília, presidente da AMP/RS cumpre série de agendas

25/04/2024
/arquivos/capa corrida
Loading...
Notícias

Com apoio da AMP/RS, 4ª Corrida pela Adoção será realizada em 25 de maio na Capital

25/04/2024
/arquivos/capa correto
Loading...
Notícias

Romance "Todos os caminhos levam ao mar" pauta encontro do Grupo Literário

25/04/2024