Menu de serviços
Tipo:
Notícias

AMP/RS promove 38ª Semana do Ministério Público de Santa Cruz do Sul

Em parceria com a UNISC, evento será realizado de 3 a 5 de outubro e contará com palestras dos promotores de Justiça do MPRS Felipe Teixeira Neto, Roberto Carmai Alvim Júnior e Marcelo Tubino Vieira
22/09/2022 Atualizada em 21/07/2023 10:59:22
Compartilhe:
1663884997.jpg
A Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS), em parceria com o curso de Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), promoverá, de 3 a 5 de outubro, a 38ª edição da Semana do Ministério Público de Santa Cruz do Sul. Com o apoio institucional do Ministério Público Estadual e da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP), o evento será realizado no anfiteatro do Bloco 18, e receberá as palestras dos promotores de Justiça Felipe Teixeira Neto, Roberto Carmai Alvim Júnior e Marcelo Tubino Vieira. Marcando a retomada do evento presencial na cidade, a Semana terá transmissão online para os campi Capão da Canoa, Sobradinho e Venâncio Aires.



A parceria entre AMP/RS e UNISC iniciou em 1985, quando foi promovida a primeira edição da Semana do Ministério Público, em Santa Cruz do Sul. Desde então, é realizada anualmente em diversas cidades gaúchas, estabelecendo-se como um dos principais eventos da Associação. A iniciativa possibilita que estudantes de Direito de todo o Estado possam conhecer o trabalho dos agentes do Ministério Público e o posicionamento institucional com relação aos assuntos jurídicos em destaque.



Com início às 19h, o evento terá a abertura, no dia 3 de outubro, do promotor-assessor da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais do MPRS, Felipe Teixeira Neto, com a palestra “Proteção de vítimas criminais”. Nela, o promotor vai falar sobre o trabalho do Núcleo de Proteção dos Direitos das Vítimas (Nuvit) que, sob sua coordenação, capacita membros da Instituição com relação aos direitos e às necessidades das vítimas de infrações penais e atos infracionais, de calamidade pública, desastres naturais e de graves violações de direitos humanos.



No dia seguinte, o promotor de Justiça Roberto Carmai Duarte Alvim Júnior profere a palestra “Cyber Criminalidade”, na qual será abordado o CyberGaeco, núcleo coordenado por ele e que atua com o objetivo de identificar, prevenir e reprimir as atividades das organizações criminosas, de corrupção de agentes públicos e de lavagem de dinheiro cometidos na internet. Durante a apresentação, o promotor também falará sobre a Dark Web e sobre como se proteger de alguns crimes cibernéticos.



O encerramento da Semana, no dia 5, recebe o promotor de Justiça Marcelo Tubino Vieira, da Promotoria de Justiça Criminal de Alvorada, com a palestra “Neurociência: por que punir?”. Nela, será discutida a necessidade de um sistema de justiça penal hígido, sob o domínio do Império da Lei, próximo do cidadão.



O presidente da AMP/RS, João Ricardo Santos Tavares, destaca a parceria com a UNISC e a importância do projeto nas faculdades. “Voltar a Santa Cruz do Sul todo ano é motivo de alegria e também de muita honra para a AMP/RS. São 38 anos com essa parceria com a UNISC, que pra nós é muito cara, e que deu início a esse movimento que hoje está espalhado por todo o Rio Grande do Sul, dando voz ao pensamento do Ministério Público na academia e contribuindo para a formação mais ampla dos acadêmicos de Direito”, comemora o dirigente.



Serviço:



38ª Semana do Ministério Público de Santa Cruz do Sul



3 a 5 de outubro - 19h



Anfiteatro do Bloco 18 da UNISC (Av. Independência, 2293 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS) - Transmissão online para os campi Venâncio Aires, Sobradinho e Capão da Canoa




Informações: direito@unisc.br e (51) 3717-7370







332986b_semana-do-ministrio-pblico_santa-cruz_amp-card-1_copy.jpg

Últimas notícias
/arquivos/FOTO1
Loading...
Notícias

Em Brasília, presidente da AMP/RS cumpre série de agendas

25/04/2024
/arquivos/capa corrida
Loading...
Notícias

Com apoio da AMP/RS, 4ª Corrida pela Adoção será realizada em 25 de maio na Capital

25/04/2024
/arquivos/capa correto
Loading...
Notícias

Romance "Todos os caminhos levam ao mar" pauta encontro do Grupo Literário

25/04/2024
/arquivos/CAPAALMOCO1
Loading...
Notícias

Almoço de Jubilados ocorre com participação online dos presidentes da AMP/RS e da CONAMP

25/04/2024