Menu de serviços
Tipo:
Notícias

AMP/RS promove solenidade especial para marcar os 80 anos

Evento contou com entrega de medalhas, descerramento de placas comemorativas e inauguração da foto de Álvaro de Moura e Silva na Galeria dos Ex-Presidentes
14/12/2021 Atualizada em 21/07/2023 10:57:40
Compartilhe:
1639504457.jpg
Para marcar o ano em que a Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS) completa oito décadas de fundação, a Diretoria Executiva promoveu uma solenidade especial, na tarde desta segunda-feira, 13 de dezembro. Com transmissão ao vivo pela internet, o evento contou com a entrega de medalhas e o descerramento de placas em homenagem aos fundadores da entidade e aos diretores da Revista de Artigos da AMP/RS. A oportunidade também marcou a inauguração da foto de Álvaro de Moura e Silva na Galeria dos Ex-Presidentes, além do lançamento da nonagésima edição da Revista de Artigos da Associação do Ministério Público e do livro-álbum ilustrado “AMP/RS: 80 anos de História”.




Descerramento da foto de Álvaro de Moura e Silva



Descoberto durante o trabalho de pesquisa do Departamento de Memorial, o mandato de Álvaro de Moura e Silva ocorreu entre 1943 e 1944, tornando-o o segundo presidente a comandar oficialmente a AMP/RS. Para homenagear o dirigente, foram convidados a sua esposa, Benta de Moura e Silva, e seu filho, Álvaro de Moura e Silva Júnior, que fizeram o descerramento da foto na Galeria dos Ex-Presidentes. Responsável pela descoberta da gestão de Álvaro nos registros históricos da AMP/RS, o procurador de Justiça jubilado César Antonio Rigoni também participou do ato.






descerramentoplacaalvaro1.jpg


placa_alvaro_de_moura_e_silva.jpg









Homenagem aos fundadores



Em seguida, ao lado da Galeria dos Ex-Presidentes, foi inaugurada a placa em homenagem aos fundadores da Associação. Descerrada pelo presidente João Ricardo Santos Tavares e pelo diretor do Departamento do Memorial, Paulo Natalicio Weschenfelder, a placa leva o nome de Abdon de Mello, Álvaro de Moura e Silva, Dámaso Vieira Rocha, Ernani Thi Coelho, Favorino Maia D’ávila, Gabriel Mesquita da Cunha, Hélio Carlomagno, Henrique Fonseca de Araújo, João Clímaco de Mello Filho, José Corrêa da Silva, Julio Marino de Carvalho, Luiz Lopes Palmeiro, Mário Machado Da Rosa, Ney Muzzell Câmara, Octávio Alfredo Pitrez, Paulo Pinto de Carvalho e Pedro Soares Muñoz.






descerramento_placa_fundadores.jpg












Livro-álbum ilustrado “AMP/RS: 80 anos de História”




Oriundo do trabalho editorial do Departamento do Memorial, o livro-álbum ilustrado “AMP/RS: 80 anos de História” foi lançado oficialmente durante a solenidade. Em ato simbólico, o presidente João Ricardo Santos Tavares entregou exemplares ao subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Júlio César de Melo, que representava a Procuradoria-Geral de Justiça, e ao diretor do Departamento do Memorial, Paulo Natalicio Weschenfelder, marcando o lançamento da obra.







entregalivroalbum80anos.jpg









Lançamento da edição especial da Revista de Artigos da AMP/RS e homenagem aos seus diretores




Posteriormente, em comemoração aos 80 anos do lançamento da Revista, foi descerrada placa em homenagem aos diretores. O atual diretor da Revista, Michael Schneider Flach, discursou em agradecimento aos autores que assinaram os artigos da edição Nº 90, que marca os 80 anos da publicação. “Nosso objetivo à frente da Revista é sempre entregá-la, a cada volume, maior e melhor. Não por vaidade ou presunção, mas como forma de honrar os nossos antepassados que há oito décadas criaram esta entidade e a publicação, bem como de homenagear os dirigentes que delegaram e relegaram o seu esforço pelo bem da nossa Revista”, destacou o promotor de Justiça.






lancamentorevistamp90.jpg









Medalhas de 80 Anos



Dando sequência às homenagens da noite, foi realizada a entrega da medalha de 80 anos. A honraria, criada pela Presidência da AMP/RS, através de proposição do Departamento do Memorial, por meio da publicação da Portaria 06/2021, contemplou pessoas e entidades que tenham contribuído para o fortalecimento da AMP/RS. Representando os agraciados pela medalha, Paulo Natalicio Weschenfelder agradeceu a lembrança e reforçou o mérito de cada colega na construção da história associativa. “Esta honraria fará também um perene e constante chamado a um compromisso ainda maior com a nossa associação, fiel ao ideário que, há 80 anos, norteou nossos fundadores. Somos todos AMP/RS”, disse, emocionado.






medalha80anospgj.jpg












Encerramento



Após condecorar o procurador-geral de Justiça, Marcelo Lemos Dornelles, com a medalha de 80 anos, o presidente da AMP/RS, João Ricardo Santos Tavares, discursou. O dirigente, em sua fala, destacou a longevidade da Associação – a entidade da área jurídica mais antiga do Estado e a segunda mais antiga do País – e enalteceu os dois eixos de trabalho que permearam a solenidade: a Revista de Artigos e o Departamento do Memorial.



“A Revista, porque, junto com a Associação, completa oito décadas de existência, mas, mais do que isso, por ser um instrumento de afirmação da cultura do Ministério Público e daquilo que pensam os seus membros. Por isso, ela deve ser valorizada e preservada”, ressaltou o dirigente, que elogiou o empenho editorial da edição histórica da publicação. Sobre o Departamento do Memorial, o presidente exaltou o “trabalho maravilhoso frente ao desafio de produzir o primeiro trabalho impresso de resgate da história da Associação”, que, segundo ele, marca um pontapé inicial para a consolidação do memorial.



Finalizando a solenidade, o procurador-geral de Justiça e ex-presidente da Associação enfatizou o poder de mobilização da entidade e o seu papel no enfrentamento das questões pertinentes ao MP. “Nunca foram fáceis as lutas do Ministério Público, e é por isso que valorizo a harmonia entre os nossos pilares, o associativo, o educacional e o institucional, porque isso é o que faz com que tenhamos força para superar todos os desafios e todas as dificuldades”, disse Marcelo Lemos Dornelles.














Lista de homenageados com a medalha de 80 anos da AMP/RS:


Agenor Casaril

Angela Caren Dal Pos

Antonio Carlos Paiva Hornung

Armando Antonio Lotti

Augusto Borges Berthier

Benoni Jesus dos Santos

Carlos Otaviano Brenner de Moraes

Carmem Rejane Dihl Angeli

Cezar Antonio Rigoni

Cinara Vianna Dutra Braga

Clarisa Wolff Garcez

Cláudio Barros Silva

Claudio Bonatto

Cláudio José Silveira Brito

Delmar Pacheco da Luz

Edison Pontes Magalhães

Eduardo de Lima Veiga

Eduardo Ritt

Eunice Terezinha Ribeiro Chalela

Euzébio Cardoso da Rocha Vieira

Fabiano Dallazen

Fábio Roque Sbardellotto

Felipe Teixeira Neto

Francisco de Assis Cardoso Luçardo

Gilberto Antônio Montanari

Gilmar Possa Maroneze

Glênio Amaro Biffignandi

Itálico José Marcon

Iusara Muller Belilaqua

Ivan Saraiva Melgaré

Ivory Coelho Neto

Jacqueline Fagundes Rosenfeld

Janine Borges Soares

Joel Oliveira Dutra

Jorge Trindade

José Antônio Paganella Boschi

José Fernando Gonzalez

Luciana da Costa de Oliveira

Luís Augusto Gonçalves Costa

Luís Carlos Ávila de Carvalho Leite

Luiz Carlos Verzoni Nejar

Luiz Inácio Vigil Neto

Luiz Pedro Leite

Marcelo Lemos Dornelles

Marcelo Liscio Pedrotti

Maria Bernadete Cordoni Magalhães

Maria Ignez Franco Santos

Mário Cavalheiro Lisbôa

Martha Silva Beltrame

Maurício Trevisan

Mauro Henrique Renner

Michael Schneider Flach

Miguel Bandeira Pereira

Nilo Bairros de Brum

Nilson Ubirajara da Rosa Pacheco

Paulo Emilio J. Barbosa

Paulo Natalicio Weschenfelder

Paulo Olímpio Gomes de Souza

Paulo Ricardo Tonet Camargo

Pedro Rui da Fontoura Porto

Ricardo Lozza

Roberto Bandeira Pereira

Roberto Varalo Inácio

Ruben Giugno Abruzzi

Sandro Loureiro Marones

Sérgio da Costa Franco

Sérgio Gilberto Porto

Sérgio Hiane Harris

Silvia Cappelli

Simone Mariano da Rocha

Tael João Selistre

Tania Conceição Sporleder de Souza

Vasco Della Giustina

Vera Lúcia Gonçalves Quevedo

Vicente Fontana Cardoso

Victor Hugo Palmeiro de Azevedo Neto

Vladimir Giacomuzzi

Voltaire de Lima Moraes

Últimas notícias
/arquivos/foto_capa_vacina
Loading...
Notícias

Drive-thru recebe associados e familiares para vacinação contra a gripe

19/04/2024
/arquivos/MUTUA_CAPA
Loading...
Notícias

Conselho Fiscal da Mútua se reúne na AMP/RS

19/04/2024
/arquivos/entrancia_canoas
Loading...
Notícias

AMP/RS prestigia ato de elevação de entrância da Promotoria de Canoas

19/04/2024
/arquivos/REVISTA RÉPLICA FOTO MATÉRIA
Loading...
Notícias

AMP/RS lança décima edição da Revista Réplica

18/04/2024