Notícias AMPRS

AMP/RS apoia campanha de 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres do Gepevid/MP

Publicado em 23-11-2021



Promovido pelo Grupo Especial de Prevenção e Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Gepevid) do Ministério Público, o evento 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres realiza, desde a última sexta-feira, 19 de novembro, uma série de ações com o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de erradicar a violência de gênero. Apoiando a iniciativa, a Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS) realizou a compra de violentrômetros, um material que explica os sinais de violência doméstica e quando se deve procurar ajuda, que serão distribuídos durante as ações.
 
À frente deste movimento da entidade, a vice-presidente de Mobilização Social e Relacionamento da AMP/RS, Karina Bussmann, destaca a relevância de ações como a promovida pelo Gepevid. “Esta campanha é de fundamental importância para sensibilizar e engajar a população no enfrentamento à violência. Será um espaço de informação e acolhimento, especialmente para as mulheres que sofrem com isso em suas casas”, enfatizou.
 
Nesta segunda-feira, 22 de novembro, Bussmann ministrou a palestra “Rede de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica: Um Olhar Necessário”, em um evento promovido pela Prefeitura de Viamão, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e com o Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência. Na ocasião, a dirigente sorteou um batom às participantes. Patrocinado pelo Gepevid e pela Sicredi MP, o presente simboliza o sinal vermelho à violência.
 
Os 16 Dias de Ativismo começaram em 1991, quando mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (CWGL), iniciaram uma campanha com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo. No Brasil, a iniciativa ocorre desde 2003.
 
Confira as ações programadas para os 16 dias de ativismo, com o ônibus do MP:
 
18/11 - Guaíba - rede de proteção do município, das 11h às 16h.
20/11 - Porto Alegre - Vila Cruzeiro com RS Seguro/Comitê em Frente Mulher, das 13h às 17h
27/11 - Porto Alegre - Restinga com RS Seguro/Comitê em Frente Mulher, das 13h às 17h
1/12 - Santo Angelo - rede de proteção do município, das 10h às 16h
03/12 - Porto Alegre - Eixo Baltazar com RS Seguro/Comitê em Frente Mulher, das 13h às 17h
palestrakarinabussmann.jpeg