Notícias AMPRS

Segundo dia da Semana do Ministério Público de Santa Cruz do Sul aborda a atuação da Instituição na área dos Direitos Humanos

Publicado em 10-11-2021



A Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS) deu sequência à 37ª Semana do Ministério Público de Santa Cruz do Sul, nesta quarta-feira, 10 de novembro. Realizado em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), o segundo dia do evento contou com a participação da coordenadora do Centro de Apoio de Direitos Humanos, Saúde e Proteção Social do Ministério Público, Gisele Müller Monteiro, que ministrou a palestra “Direitos Humanos: Mitos e Verdades”.

Iniciando o segundo dia de conferência, o vice-presidente da AMP/RS, Fernando Andrade Alves, enfatizou, em nome da Diretoria Executiva, o orgulho de realizar a 37ª edição do evento em Santa Cruz do Sul e ressaltou o trabalho da palestrante no Ministério Público. “É uma promotora com mais de 20 anos de serviços prestados ao MP, que sempre se dedicou à área dos Direitos Humanos, e neste momento que tanto precisamos enfrentar o tema, a Dra. Gisele é quem coordena o nosso centro de apoio”, destacou Andrade Alves.

Na sequência, a palestrante Gisele Muller Monteiro avaliou o momento de radicalismo vivido e que geram suposições equivocadas sobre o tema e apresentou exemplos de atuação do Ministério Público para a efetivação dos Direitos Humanos na prática. “É neste momento, de tamanhas dificuldades por conta da pandemia, que não podemos reduzir direitos humanos. Precisamos de um Ministério Público forte, junto da sociedade, de mãos dadas com as vítimas. Fazendo a diferença lá na ponta, resolvendo os problemas e mediando as situações, como foi feito durante toda a pandemia na área da saúde”, analisou a palestrante.

Após a exposição, a professora do Departamento de Direito da UNISC Elis Cristina Uhry mediou um debate com as perguntas enviadas pelos alunos. Nesta quinta-feira, 11 de novembro, o promotor de Justiça Francisco José Borges Motta encerra a 37ª Semana do Ministério Público de Santa Cruz do Sul com a palestra “Ministério Público e a Democracia Constitucional: da ascensão à crise”.

10.jpg 1_copy.jpg