Notícias AMPRS

Encerramento da XI Semana do Ministério Público de Passo Fundo debate Direitos Humanos

Publicado em 26-10-2021



Promovida pela Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS), em parceria com a Universidade de Passo Fundo (UPF), a XI Semana do Ministério Público de Passo Fundo foi finalizada na noite desta terça-feira, 26 de outubro. Realizado em formato virtual, o evento teve a palestra da Coordenadora do Centro de Apoio de Direitos Humanos, Saúde e Proteção Social do Ministério Público Estadual (MPRS), Gisele Müller Monteiro.

Iniciando o segundo dia de conferência, o coordenador do Núcleo da AMP/RS em Passo Fundo, Cristiano Ledur, destacou a relevância do tema para os dias atuais. “É um tema inerente à nossa condição o tempo todo e que cada vez mais, no momento de polarização, de radicalização da sociedade, cresce em importância”, analisou.

Na sequência, o vice-presidente de Núcleos da AMP/RS, Fernando Andrade Alves, saudou as autoridades presentes e relembrou edições passadas do evento em Passo Fundo. “Agradecemos muito a oportunidade que a UPF nos dá de conversar com seus alunos, e gostaríamos sempre de repetir e aprimorar as nossas Semanas do Ministério Público na UPF. É o que faremos nos próximos anos, de maneira presencial”, prometeu o vice-presidente da Associação.

Em sua fala, o presidente da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP), Fábio Roque Sbardellotto, comemorou a realização do evento e a sua importância para estimular o debate dentro do ambiente acadêmico. “É fundamental que as instituições de ensino jurídico superior fomentem a cultura da dialética, da propagação de ideias, e, acima de tudo, as funções essenciais à existência do próprio direito e atuação perante a sociedade”, disse.

Após, o diretor da faculdade de Direito da UPF, Edmar Vianei Marques Daudt, ressaltou a satisfação em receber o evento no ano em que a faculdade celebra 65 anos. “Estamos comemorando 65 anos que marcam o pioneirismo do ensino jurídico no interior do Estado. A partir da criação da faculdade de Direito em Passo Fundo, o município passou a figurar com destaque no cenário da educação, tendo a oportunidade de realizar eventos nas mais variadas áreas”, relatou Daudt.  

Ministrando a palestra “Direitos Humanos: Mitos e Verdades”, a promotora Gisele Müller Monteiro abordou as polêmicas em torno do tema e apresentou exemplos sobre os diversos ramos de atuação do Ministério Público para a efetivação desses direitos na prática. “Trazer os direitos humanos para essa polarização, para esse extremismo, para frases feitas de que eles são para bandidos, de que são partidários, isso reduz a sociedade e traz situações excludentes. A exclusão, por isso, é injusta e antidemocrática e representa uma sociedade que nenhum de nós gostaria de viver”, reforçou a promotora.

A XI Semana do Ministério Público de Passo Fundo foi uma realização da AMP/RS e da Universidade de Passo Fundo, com parceria do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) e da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP).
1_-_cristiano_ledur.png
2_dr._fernando_2.png
3._dr._fabio_sbardelotto.png
4_edimar.png