Menu de serviços
Tipo:
Notícias

Ministério Público gaúcho realiza ato contra PEC 05/2021

Promotores e procuradores se mobilizaram por todo o Estado nesta quarta-feira, 13 de outubro
13/10/2021 Atualizada em 21/07/2023 11:01:05
Compartilhe:
1634160366.jpg
A Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS), em conjunto com a Administração Superior do Ministério Público gaúcho (MPRS), realizou na tarde desta quarta-feira, 13 de outubro, um ato público contra a Proposta de Emenda à Constituição n.º 05/2021, que propõe alterar a composição do Conselho Nacional do Ministério Público. Em Porto Alegre, a manifestação reuniu promotores e procuradores em frente à sede do MPRS.



Na abertura do ato, o procurador-geral de Justiça, Marcelo Lemos Dornelles, defendeu a manutenção da atuação do Ministério Público de maneira independente e forte. “Não há como o Ministério Público fazer o seu papel tendo a sua independência mitigada,” declarou o PGJ.



Na sequência, o presidente da AMP/RS, João Ricardo Santos Tavares, destacou os riscos propostos pela “PEC da vingança” para a sociedade. “A PEC 05 fere de morte e ataca o coração do MP ao querer acabar com a independência funcional e, mais do que isso, alargar a influência política do Conselho Nacional do Ministério Público sobre os membros da Instituição”, alertou.



A procuradora-chefe substituta da Procuradoria Regional da República da 4ª Região, Ana Luísa Chiodelli, ressaltou a atuação do Ministério Público nas mais diferentes áreas e o seu papel para a efetivação da democracia. “Como atuar no combate contra as organizações criminosas sem a independência constitucional?”, questionou.



O procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 4ª Região em exercício, Lourenço Agostini de Andrade, apontou para o risco da perda da independência funcional dos membros do Ministério Público, prejudicando diretamente a sociedade.



Encerrando o ato na Capital, o presidente da Associação dos Juízes do RS (AJURIS), Orlando Faccini Neto, criticou a tentativa de aprovação da PEC no Congresso. “Parece que vivemos em um país de estabilidade econômica e sem crise sanitária, mas as coisas não são assim e não devíamos nos desviar para discutir outras pautas nesse momento”, ironizou.














Manifestações se espalharam pelo MP em todo o país



Além do ato em Porto Alegre, os membros do Ministério Público também expressaram sua contrariedade à PEC 05/2021 em diversas cidades do Estado. Foram realizadas manifestações em Alegrete, Bagé, Carazinho, Jaguarão, Novo Hamburgo, Santiago, São Borja, Taquara, Uruguaiana e Vacaria. No país, os atos ocorreram em mais 17 capitais nesta quarta (13).



Os atos públicos fazem parte de uma mobilização nacional organizada pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP) e pelo Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG) em resposta à PEC 05/2021, que viola princípios constitucionais de independência e autonomia funcional do Ministério Público, inviabilizando o livre exercício dos deveres de fiscalização e controle.



alegrete.jpeg

Alegrete






bag.jpeg






Bagé






carazinho.jpeg






Carazinho






jaguaro.jpeg






Jaguarão






santiago.jpeg






Santiago






so_borja1.jpeg






São Borja











taquara.jpeg






Taquara










uruguaiana.jpeg






Uruguaiana






vacaria.jpeg






Vacaria


Últimas notícias
/arquivos/UG_FERNANDO
Loading...
Notícias

Fernando Alves conduz reunião híbrida da União Gaúcha

15/04/2024
/arquivos/WhatsApp Image 2024-04-15 at 16.21.45 (2)
Loading...
Notícias

AMP/RS acompanha abertura do Encontro Estadual de Preparação às Eleições Municipais 2024

15/04/2024
/arquivos/foto gabinete
Loading...
Notícias

Presidente da AMP/RS divulga realização da Semana do MP da Rota da Serra em Taquara

12/04/2024
/arquivos/AMP_0857 (2)
Loading...
Notícias

Presidente da AMP/RS prestigia entrega de medalha do mérito eleitoral para o ministro Benedito Gonçalves

12/04/2024