Notícias AMPRS

Câmara de Vereadores de Passo Fundo concede título de Cidadão Honorário para Fabiano Dallazen

Publicado em 14-09-2021



A Câmara de Vereadores de Passo Fundo homenageou com o título de Cidadão Honorário, na tarde desta segunda-feira, 13 de setembro, o promotor de Justiça Fabiano Dallazen. Com transmissão ao vivo pela internet, a sessão solene de entrega da honraria contou a presença da Diretoria Executiva da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS), representada pelo vice-presidente Administrativo e Financeiro, André de Azevedo Coelho; pelo vice-presidente de Núcleos, Fernando Andrade Alves; e pelo vice-presidente de Valorização Funcional, Henrique Rech Neto.

Emocionado, Fabiano Dallazen agradeceu, em seu discurso, à Mesa Diretora da Câmara de Vereadores pela distinção e a dedicou aos familiares e amigos. “Essa homenagem ficará marcada na minha história. Essa solenidade me deixa orgulhoso e comovido, pois é uma espécie de celebração que marca passagens importantes da vida. Recebi muitas homenagens, em especial no período em que exerci a Procuradoria-Geral de Justiça, mas digo com sinceridade que pouquíssimas tocam tão fundo por possuir uma reciprocidade de mérito tão verdadeira como essa que hoje a egrégia casa do povo me concede”, destacou o promotor de Justiça.

Natural de Carazinho, Fabiano Dallazen se formou em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de Passo Fundo (UPF), em 1995. É especialista em Direito Penal e Processual Penal (2002) e mestre em Direitos Fundamentais (2007) pela Ulbra. Ingressou no Ministério Público em 1998, ao ser aprovado em primeiro lugar no concurso público, atuando em Getúlio Vargas, Soledade, Passo Fundo e Porto Alegre. Concomitantemente à carreira na Instituição, Dallazen atuou como professor de Direito Processual Penal na Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP).

Na AMP/RS, integrou a gestão 2004-2006 como vice-presidente de Núcleos. Em 2015, passou a integrar a Administração Superior do Ministério Público do Estado, como subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, cargo que exerceu até junho de 2017, quando foi empossado como procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Sul. No ano seguinte, assumiu a função de vice-presidente para a Região Sul do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados da União (CNPG). Reconduzido ao cargo de procurador-geral de Justiça do Estado em 2019, Dallazen tomou posse como presidente do CNPG, eleito por aclamação, em abril de 2020.