Notícias AMPRS

Temas nacionais e locais estiveram na pauta da reunião de Diretoria Ampla do mês de julho

Publicado em 02-07-2021



Na manhã desta sexta-feira, 2 de julho, como de praxe mensalmente, a Diretoria Executiva da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS) promoveu a reunião mensal da Diretoria Ampla. O encontro contou com um número expressivo de participantes: ao todo, 61 associados acompanharam a videoconferência.

De forma presencial, participaram o presidente da AMP/RS, João Ricardo Santos Tavares; o vice-presidente administrativo e financeiro, André de Azevedo Coelho; o vice-presidente de Núcleos, Fernando Andrade Alves; o vice-presidente de Valorização Funcional, Henrique Rech Neto, a vice-presidente de Mobilização Social e Relacionamento, Karina Bussmann, o vice-presidente de Jubilados, Cláudio Barros Silva, e a Ouvidora da AMP/RS, Guacira Almeida Martins.

O presidente da AMP/RS fez atualizações sobre o cenário de alguns temas em tramitação no Congresso Nacional e questões de âmbito local que estão na Assembleia Legislativa como o Código Processual Penal - CPP (PL 8045/2010), a Lei do Extrateto e a Reforma Administrativa (PEC Nº 32/2020), com suas repercussões e os impactos nas carreiras de Estado.

Entre outros assuntos que estiveram na pauta da reunião estão a alteração do CNMP, a Lei de Improbidade Administrativa. Referente aos temas, o vice-presidente administrativo e financeiro, André de Azevedo Coelho, fez explanações explicando o teor e as consequências de cada um.

Ciclo de eventos na área econômica e previdenciária
Posteriormente o vice-presidente de Núcleos, Fernando Andrade Alves, informou a todos sobre o ciclo de eventos que a AMP/RS realizará em parceria com a JUSPREV e com a Sicredi MP. A primeira edição ocorreu nesta quinta-feira, dia 1º de julho, com um bate-papo sobre “Economia e Finanças”com a participação da doutora em Economia, professora universitária e economista-chefe da Fecomércio RS, Patrícia Palermo.

“A ideia da Diretoria da AMPRS é realizar outras edições do projeto, com a participação de especialistas da área econômica e previdenciária. O evento terá outras duas edições, no dia 13 de julho, em parceria com a JUSPREV; e no dia 12 de agosto, em conjunto com a SicrediMP”, informou Alves.

Comissão da Carreira e evento em agosto
O Vice-presidente de Valorização Funcional, Henrique Rech Neto, fez um relato sobre os trabalhos da Comissão que analisa melhorias na carreira do Ministério Público e anunciou um evento para o dia 27 de agosto no qual a classe debaterá as propostas e formalizará um documento a ser entregue à Administração Superior do Ministério Público.

Pesquisa pioneira e Programação de eventos
No momento seguinte, a vice-presidente de Mobilização Social e Relacionamento da AMP/RS, Karina Bussmann, que integra a Comissão de Mulheres da CONAMP, falou sobre o lançamento de uma pesquisa sobre o perfil das mulheres que atuam no Ministério Público em todo o País. Karina também falou sobre a programação de eventos que estão em andamento para os próximos meses. No encerramento da reunião, ainda foram discutidas questões remuneratórias, da Fundação de Assistência à Saúde (FAS) e assuntos gerais.