Notícias AMPRS

Associação e Sicredi MP promovem primeira edição do “Papo de Finanças AMP/RS"

Publicado em 02-07-2021



A Associação do Ministério Público do RS (AMP/RS), em parceria com a Sicredi MP, promoveu, na noite desta quinta-feira, 1º de julho, a primeira edição do “Papo de Finanças AMP”. O objetivo do evento, que já tem outras edições programadas para os dias 13 de julho (parceria com a JUSPREV) e 12 de agosto (em conjunto com a Sicredi MP), é disponibilizar aos associados informações técnicas e debater com especialistas o cenário econômico atual e os seus impactos nas finanças pessoais. Sob o tema “Economia e Finanças Pessoais de Forma Simples e Clara”, a palestra inaugural foi ministrada pela economista-chefe da Fecomércio-RS, Patrícia Palermo, doutora em Economia e professora universitária.

Na abertura, o vice-presidente de Núcleos, Fernando Andrade Alves, agradeceu a parceria da Sicredi MP. “Durante os encontros deste projeto, teremos contato com grandes especialistas da área econômica, tema que tanto nos faz falta, dada nossa formação predominantemente jurídica. Saudamos o presidente da Sicredi MP, Agenor Casaril, pela parceria nessa ação”, destacou.

A vice-presidente de Mobilização Social e Relacionamento, Karina Bussmann, apresentou a palestrante e enfatizou a busca pelo constante aperfeiçoamento da classe. “Há muito tempo temos o desejo de proporcionar um evento como este para os nossos associados”, disse.

Em seguida, o gerente executivo da Sicredi MP, Henry Ribeiro, reforçou a importância do tema. “Falar sobre educação financeira para os nossos associados é algo que está na nossa essência dentro do cooperativismo. Somos muito gratos pela lembrança para esta parceria. Construímos este projeto em conjunto e temos a certeza de que é apenas o início, pois será um grande evento”, destacou.

Por meio dos comentários, o presidente da Sicredi MP, Agenor Casaril, corroborou com a fala do gerente executivo e comemorou a execução da palestra. “É política da Sicredi MP em relação aos seus associados, antes de fazer negócios, dar a melhor orientação financeira”, destacou.

Durante a sua fala, a economista Patrícia Palermo defendeu que é preciso desmistificar o tabu que existe em torno do assunto dinheiro. “Devemos aprender a lidar com o dinheiro, como em tudo na vida. Nosso principal objetivo neste bate papo é aprender técnicas para conviver melhor com o dinheiro, pois ele deve trazer tranquilidade e paz para a nossa vida; e não mais incomodação”, enfatizou.

Palermo também sustentou que as finanças pessoais se baseiam em três grandes dimensões: o comportamento, o conhecimento e o planejamento. A economista mostrou a importância de se projetar gastos e receitas para criar folgas orçamentárias e ter uma vida financeira saudável.

No encerramento, remotamente, o presidente da AMP/RS, João Ricardo Santos Tavares, convidou os associados para os próximos encontros do “Papo de Finanças AMP”. “Agradecemos a todos que participaram. Foi uma verdadeira aula. Fecha com chave de ouro o início desse projeto”, disse.

Confira a íntegra da primeira edição do evento (disponível até o dia 9 de julho de 2021):