Notícias AMPRS

Reunião da FACE trata dos incentivos fiscais do RS

Publicado em 25-05-2021



Na manhã desta terça-feira, 25 de maio, a Associação do Ministério Público do RS (AMP/RS), representada pelo seu vice-presidente de Núcleos, Fernando Andrade Alves, participou da reunião da Federação das Associações das Carreiras Típicas de Estado do Rio Grande do Sul (FACE RS).

O principal tema do encontro foram os incentivos fiscais do Estado, sendo apresentado pelo presidente da FACE e da Associação dos Auditores-Fiscais da Receita Estadual-RS (AFISVEC), Marcelo Ramos De Mello, bem como pelo auditor fiscal, Paulo Ricardo Saldanha Guaragna, o “Incentivômetro”, uma iniciativa inédita no País lançada em janeiro de 2020 pela AFISVEC.

Trata-se de um contador que demonstra, por segundo, os valores investidos pelo Estado na iniciativa privada por meio da concessão de incentivos fiscais no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Além do portal (www.incentivometro-rs.org.br), a entidade pretende instalar um painel do Incentivômetro em data e local ainda a serem definidos. A proposta é oferecer um instrumento para que a sociedade acompanhe quanto o estado investe a cada segundo na iniciativa privada via incentivos fiscais.

Além da AMP/RS, também participaram da reunião representantes das sete associações que integram a FACE: ADPERGS (Defensores Públicos), AFISVEC (Auditores Fiscais da Receita Estadual), AJURIS (Magistrados), ASDEP (Delegados de Polícia), ASOFBM (Oficiais da Brigada Militar) e APERGS (Procuradores do Estado).