Menu de serviços
Tipo:
Notícias

Procurador-geral de Justiça apresenta Relatório Anual 2020

Prestação de contas foi realizada na Assembleia Legislativa, na quarta-feira, 19 de maio
19/05/2021 Atualizada em 21/07/2023 11:02:43
Compartilhe:
1621456691.jpg

Em sessão especial pública da Assembleia Legislativa, o procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen, realizou, na tarde desta quarta-feira, 19 de maio, a prestação de contas do Ministério Público Estadual referente ao ano de 2020. Realizado em formato híbrido, o evento foi acompanhado pelo presidente da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS), João Ricardo Santos Tavares, pelo vice-presidente Administrativo e Financeiro, André de Azevedo Coelho, e pelo vice-presidente de Núcleos, Fernando Andrade Alves.



Na abertura, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza, relembrou os momentos em que o Ministério Público e o Poder Legislativo realizaram ações que transcenderam seu papel em prol da sociedade gaúcha. “Me refiro aos acordos históricos no que tange os orçamentos pactuados dos Poderes e Órgãos de Estado, bem como destaco o acordo no qual encaminhamos R$ 90 milhões aos mais de 250 hospitais do Estado. Certamente contribuímos muito para o enfrentamento da crise financeira vivida pelo Rio Grande do Sul e para salvar vidas”, enfatizou.



Dallazen abriu sua apresentação corroborando com a fala do deputado e defendeu que os êxitos “nunca ocorrem pela atuação exclusiva ou protagonismo de um Poder ou Instituição, mas por meio da soma das inteligências corporativas e pela conjugação de esforços”. O promotor de Justiça citou como essencial o diálogo entre as instituições. “O que faço aqui hoje é demonstração de um verdadeiro balanço social da atuação do Ministério Público, que, mais do que um imperativo legal, é uma satisfação e um gesto de transparência que deve pautar a relação do Poder Público e do Estado”, destacou.



Durante a prestação de contas, o procurador-geral de Justiça abriu números de atendimentos realizados no Estado em diversas áreas, ressaltando o crescimento no número de casos de violência doméstica contra a mulher. Com relação à área da educação, salientou o projeto Alquimia II, no qual smartphones apreendidos em procedimentos criminais são restaurados e encaminhados para estudantes de escolas públicas, a fim de incluí-los digitalmente. “Transformamos instrumentos do crime em ferramentas para a educação”, disse.



Ao final, Dallazen agradeceu aos servidores, promotores e procuradores de Justiça pelo empenho durante a sua gestão. “Nosso papel, enquanto agentes públicos, é defender uma sociedade democrática que aspira justiça e fraternidade. Temos que defender valores humanitários, porque são universais e são o mote da nossa atuação. Em tempos difíceis é ainda mais importante lembrar aos outros e a nós mesmos que nenhuma crise pode ser vencida sem compaixão, sem empatia e sem bondade”, sustentou.






Confira a íntegra da sessão:






Últimas notícias
/arquivos/capa memorial
Loading...
Notícias

Departamento do Memorial realiza reunião na sede da AMP/RS

24/04/2024
/arquivos/FOTO PRESERVANDO
Loading...
Notícias

PRESERVANDO A MEMÓRIA: AMP/RS presta homenagem ao colega Antônio Pereira Dornelles, que nos deixou no mês de abril

24/04/2024
/arquivos/capaface2
Loading...
Notícias

FACE-RS debate ações de fortalecimento das carreiras de Estado

23/04/2024
/arquivos/FOTOCAPAVIAMAO
Loading...
Notícias

AMP/RS prestigia ato de elevação de entrância da Promotoria de Viamão

23/04/2024