Notícias AMPRS

Definida a composição da Lista Tríplice para procurador-geral de Justiça do RS

Publicado em 15-05-2021



Na manhã deste sábado, 15 de maio, em apuração realizada na sede do Ministério Público do RS, Marcelo Lemos Dornelles, Márcio Schlee Gomes e Sérgio Hiane Harris foram eleitos – com, respectivamente, 324 votos (27,5%), 319 votos (27,1%) e 309 votos (26,2%) – para integrar a Lista Tríplice para o cargo de procurador-geral de Justiça do Estado (PGJ). O quarto candidato que participou do pleito, Alexandre Sikinowski Saltz, recebeu 226 votos (19,2%). Realizada entre os dias 10 e 15 de maio, a eleição contou com a participação de 677 eleitores dentre os 679 aptos a votar.

O presidente da AMP/RS, João Ricardo Santos Tavares, acompanhou a apuração dos votos no auditório Mondercil Paulo de Moraes, na sede do MPRS. “Cumprimento aos quatro candidatos que engrandeceram o processo eleitoral e de democracia interna no Ministério Público. Cumprimento especialmente os três candidatos que compõem a Lista Tríplice. Desejo que tenham pleno êxito na segunda fase desta eleição”, destacou.

A Lista Tríplice será entregue na manhã desta segunda-feira, 17 de maio, ao governador do Estado, Eduardo Leite. Farão a entrega formal do documento o atual procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen, e a Comissão Eleitoral formada pelo presidente Sérgio Guimarães Britto e pelos procuradores Claudio Domingos Mastrangelo Coelho e Sara Duarte Schütz. “Foi um exemplo de participação democrática dentro do Ministério Público. Foram quatro campanhas do mais alto nível, o que se refletiu em uma votação apertada e em uma grande participação da classe”, ressaltou Dallazen.

A partir da entrega da Lista Tríplice, o governador Eduardo Leite terá o prazo legal de 15 dias para decidir quem ocupará o cargo no biênio 2021-2023. A posse do novo procurador-geral de Justiça está marcada para o dia 10 de junho, às 17h.