Menu de serviços
Tipo:
Notícias

AMP/RS promove Tertúlia Farroupilha virtual

Evento teve declamações, poemas, músicas, bate-papo e palestra com o promotor de Justiça jubilado Sérgio da Costa Franco 
17/09/2020 Atualizada em 21/07/2023 10:58:37
Compartilhe:
1600429649.jpg
Na manhã desta quinta-feira, 17 de setembro, a Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul promoveu a Tertúlia Farroupilha, no formato virtual, com a participação de 28 associados que interagiram com declamações, poemas, músicas e muito bate-papo sobre a cultura e as tradições gaúchas.  



Na abertura do encontro, a presidente da AMP/RS, Martha Beltrame, deu às boas-vindas a todos. “Estamos perto do dia 20 de setembro, que é o Dia do Gaúcho, e tivemos a ideia deste evento virtual para valorizar nossas tradições. Somos um povo forte, que luta e não desiste, apesar de estarmos vivendo um momento de grandes desafios. A Associação valoriza a história do Rio Grande do Sul e sua cultura, e fazemos questão de manter essa chama acesa”, enfatizou. 



No momento seguinte, a palavra foi concedida ao procurador de Justiça jubilado, Sérgio da Costa Franco, que fez uma palestra com o tema "Revolução Farroupilha". Logo após a explanação, o palestrante respondeu perguntas dos convidados.  



Ao dar seguimento à programação, o vice-presidente dos Aposentados, Paulo Natalicio Weschenfelder, passou a palavra para o procurador jubilado Delmar Pacheco da Luz, que declamou o poema intitulado “Louco”, de autoria de Vaine Darde. Na sequência, foi a vez do vice-presidente de Núcleos, Fernando Andrade Alves, declamar o poema “De Primeiro”, de Jayme Caetano Braun.  



A parte musical da Tertúlia Farroupilha contou com “O grito dos livres”, de José Fernando Gonzales, vencedora da 14ª Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana. O promotor jubilado, Diego Saldanha de Vargas, cantou “Tordilho Negro”, de Teixeirinha, e ainda declamou a poesia “A gaita do falecido”, de Francisco Romeu de Castilhos. Para finalizar as apresentações, os músicos Pedro Rui da Fontoura Porto e o Thiago Porto cantaram alguns sucessos.  



Ao final do encontro, a presidente da AMP/RS lembrou que no próximo domingo, 20 de setembro, às 11h, o assessor de tradições gaúchas da AMP/RS, Pedro Rui da Fontoura Porto, realizará uma apresentação musical ao lado do filho Thiago Porto em uma live transmitida pela conta do Instagram da AMP/RS.



O vice-presidente dos Aposentados, Paulo Natalicio Weschenfelder, celebrou o engajamento dos associados no evento. “A participação dos colegas na Tertúlia Farroupilha foi ótima. Pudemos contar com a excelente palestra do dr. Sérgio da Costa Franco, seguida de um substancioso debate de vários colegas sobre a Revolução Farroupilha, a História e a formação do nosso Estado. Na parte artística tivemos um momento maravilhoso de valorização da nossa cultura, com aquele gosto de quero mais”, enfatizou.



Estiveram presentes no encontro virtual a presidente da AMP/RS, Martha Beltrame; o vice-presidente Administrativo e Financeiro, João Ricardo Tavares; o vice-presidente de Núcleos, Fernando Andrade Alves; e o vice-presidente dos Aposentados, Paulo Natalicio Weschenfelder. Além dos integrantes da diretoria executiva, também participaram Agenor Casaril, Alberto Weingartner, Altamir Francisco Arroque, Andrea Barros, Antônio Carlos Paiva Hornung, Ari costa, Delmar Pacheco da Luz, Diego Saldanha de Vargas, Edegar Quintana, José Quintana de Freitas, Luiz Carlos Sangali, Maria Ignez Franco Santos, Nilo Brum, Paulo Vidal, Pedro Rui da Fontoura Porto, Sérgio da Costa Franco, Synara Buttelli, Valmor Júnior Cella Piazza, Erico Bergmann, José Fernando Gonzales, Maria do Horto Moreira Moraes, Sabrina Batista, Elso Rodrigues, Vanessa Saldanha de Vargas e João Afonso Silva Beltrame. 
Últimas notícias
/arquivos/FOTO1
Loading...
Notícias

Em Brasília, presidente da AMP/RS cumpre série de agendas

25/04/2024
/arquivos/capa memorial
Loading...
Notícias

Departamento do Memorial realiza reunião na sede da AMP/RS

24/04/2024
/arquivos/FOTO PRESERVANDO
Loading...
Notícias

PRESERVANDO A MEMÓRIA: AMP/RS presta homenagem ao colega Antônio Pereira Dornelles, que nos deixou no mês de abril

24/04/2024
/arquivos/capaface2
Loading...
Notícias

FACE-RS debate ações de fortalecimento das carreiras de Estado

23/04/2024