Notícias AMPRS

Reunião define detalhes do processo eleitoral para o cargo de PGJ

Publicado em 26-04-2019



Representantes dos promotores de Justiça Fabiano Dallazen e Márcio Schlee Gomes, que disputam o cargo de procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Sul para o próximo biênio, reuniram-se, na manhã desta sexta-feira (26), na sede da AMP/RS. O encontro foi promovido com o objetivo de alinhar os termos do processo eleitoral que definirá a ordem de preferência dos membros do MP. O procurador de Justiça Luiz Henrique Lima Faria Correa, que aceitou participar do processo eleitoral como não recusante, a fim de formar a lista tríplice, não enviou representante.

A presidente da AMP/RS, Martha Beltrame, e o vice-presidente Administrativo e Financeiro da entidade, João Ricardo Tavares, mediaram a reunião. O candidato Fabiano Dallazen esteve representado pelo promotor Júlio César de Melo. Pelo candidato Márcio Schlee Gomes, compareceram os promotores Voltaire de Freitas Michel e Charles Emil Machado Martins.

Na oportunidade, ficou definido que a solenidade de posse e o jantar em homenagem ao escolhido pelo governador ocorrerá em 7 de junho, na Associação Leopoldina Juvenil.

Haverá um debate entre os candidatos, no dia 8 de maio, a partir das 17h, na Sala do Conselho Superior do Ministério Público. Em virtude da condição de candidato não recusante do procurador Luiz Henrique, somente Dallazen e Gomes, mediados por representante da AMP, comporão a mesa de discussões. A atividade será aberta a todos os membros ativos do MP. A Associação pretende viabilizar, junto à Administração Superior, a transmissão online do encontro, via intranet, para que os colegas que não puderem comparecer ao local tenham a oportunidade de assistir à apresentação das propostas.

A atividade será dividida em quatro blocos: no primeiro, cada candidato terá cinco minutos para suas considerações iniciais; no segundo, os candidatos responderão, cada um, a quatro perguntas enviadas pela classe (a AMP/RS recolherá as perguntas por meio eletrônico até o dia 6 de maio, às 17h, e procederá o sorteio dos quatro questionamentos 30 minutos antes do início do debate); no terceiro bloco, os candidatos farão duas perguntas entre si, com tema livre. No último bloco, cada postulante terá três minutos para tecer suas considerações finais.

A votação para PGJ ocorrerá entre os dias 13 e 18 de maio, exclusivamente por meio eletrônico. O resultado será apurado e divulgado pouco depois do encerramento do processo.