Menu de serviços
Tipo:
Notícias

Diretoria da AMP/RS prestigia posse e transmissão de cargo do governador

O governador eleito do Rio Grande do Sul para os próximos quatro anos, Eduardo Leite (PSDB), e o vice-governador, Ranolfo Vieira Júnior (PTB), tomaram posse nesta nesta terça-feira (1º), em sessão solene realizada no Plenário 20 de Setembro da Assembleia Legislativa. A cerimônia foi prestigiada pela presidente da AMP/RS, Martha Beltrame, e pelo vice João Ricardo Santos Tavares. A transmissão do cargo ocorreu logo após, no Palácio Piratini.
01/01/2019 Atualizada em 21/07/2023 11:02:24
Compartilhe:
1546378603.jpg
O governador eleito do Rio Grande do Sul para os próximos quatro anos, Eduardo Leite (PSDB), e o vice-governador, Ranolfo Vieira Júnior (PTB), tomaram posse nesta nesta terça-feira (1º), em sessão solene realizada no Plenário 20 de Setembro da Assembleia Legislativa. A cerimônia foi prestigiada pela presidente da AMP/RS, Martha Beltrame, e pelo vice João Ricardo Santos Tavares. A transmissão do cargo ocorreu logo após, no Palácio Piratini.



hino.jpgO presidente do Legislativo estadual, deputado Marlon Santos (PDT), fez a abertura da sessão e, imediatamente, na sequência, suspendeu os trabalhos para que os líderes de bancada e partidários o acompanhassem à sala da Presidência, retornando com o futuro governador e seu vice, que lá aguardavam. Com as galerias e plenário lotados, Marlon reabriu a sessão, agradecendo a presença de todos. Seguindo o rito, após a execução do hino nacional, Eduardo Leite proferiu o compromisso constitucional: "Prometo manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis e patrocinar o bem comum do povo rio-grandense". O gesto foi repetido por seu vice.



Presidente da AL saúda novo governador


marlon.jpgEm seguida, o presidente da Assembleia Legislativa proferiu seu discurso de saudação aos novos governantes. Disse da honra do Parlamento em receber autoridades e seus familiares. “Esta sessão é uma festa constitucional, e a mensagem que deixo é que o Estado está cansado de bravatas ou aventuras. Vimos, no espaço entre o resultado das eleições e este dia, um comportamento exemplar do governador eleito e seu vice. Atos de bom caratismo, que queremos crer, prosseguirão. E nosso desejo é que aquilo de bom realizado pelos governantes anteriores seja considerado, que as coisas boas migrem para esta futura administração e que pontos negativos sirvam de exemplo para que não ocorram outra vez”, considerou. Marlon Santos apelou para que os eleitos olhem com carinho e bom sentimento para o povo que os escolheram e alertou, aos críticos, “que não joguem toda a responsabilidade sobre o governador e seu vice. Cada um deve fazer a sua parte. Todos nós. Cada poder, cada cidadão, e não apenas os que dirigem, são responsáveis”, sublinhou. De outra parte, afirmou que esta legislatura que se encerra foi parceira do Executivo na construção de soluções para o Estado. “Por certo, a próxima seguirá este caminho. Só assim reergueremos o Rio Grande”, apontou.



Discurso de Eduardo Leite

elp.jpgEm seu primeiro discurso como novo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite afirmou que a posse não era de um novo governo, mas sim “de um novo futuro para o Rio Grande”, ressaltando ter a clara noção “das dificuldades que estão pela frente. No entanto, como os que construíram nossa história, atuaremos com coragem e ousadia”. Segundo ele, há uma mudança em andamento no mundo e “precisamos acompanhar a velocidade destas transformações. Cabe a nós, eleitos, no Estado e no país, determinarmos o ritmo dos acontecimentos”, frisou.



Neste novo tempo, agregou, “devemos ter novos olhares para enfrentar estas mudanças e, se necessário, vamos ter que readaptar o modo de atuar”, previu. “Vamos romper com os velhos modelos. Ou damos, de fato, posse ao novo futuro, ou ficaremos à merce do passado”, advertiu Leite. O novo governador disse crer em uma nova equação política a ser consolidada no Estado, “a do bem comum que transforme e melhora a vida de todos. Esta nova forma deve ocopar o espaço da disputa estéril, que só desgasta. Vamos trabalhar pelo consenso estratégico, uma vez que temos muito em comum. A força dos gaúchos, de empreender, de crescer, está sendo desperdiçada há anos. Devemos recanalizar esta energia para crescer e construir um Estado para toda a sociedade”, pregou, acrescentando que as pautas devem ser de Estado, não individuais. O Rio Grande é muito maior que as diferenças”, acrescentou.

leite1.jpg

Para ele, a ideia não é suprimir ou anular estas diferenças, “mas sim convergir para o interesse comum. A vitória deve ser sempre coletiva”, completou. Ainda segundo Leite, a sua eleição não é uma premiação, mas um contrato de compromissos assumidos. “Para o êxito, porém, todos devem estar irmanados em busca da união para que saiamos da crise”, disse, citando que o Estado tem dívidas que chegam aos R$ 100 bilhões. Garantiu que reformas de impacto serão colocadas em prática. “Não vamos ignorar a difícil realidade; vamos enfrentá-la”, reafirmou, destacando a atenção especialíssima a ser dada à educação, como forma de reerguer o Rio Grande do Sul. “E não vamos resolver a situação com discursos bonitos, mas com ações efetivas e reformas estruturantes”, assegurou. A sessão solene foi encerrada com o Hino Rio-Grandense, executado pela banda da Brigada Militar. Após, o presidente Marlon solicitou que o 1º secretário, deputado Edson Brum, representando a Assembleia, acompanhasse o governador e o vice até a saída principal do Parlamento. Ali, eles eram aguardados pelos chefes da Casa Militar e do Cerimonial do Palácio Piratini, que os acompanharam até a sede do Executivo, onde foi realizada a transmissão do cargo.



Presenças


Entre as autoridades presentes, estiveram o presidente do Tribunal de Justiça do RS, desembargador Carlos Eduardo Duro; o procurador-geral de Justiça do Estado, Fabiano Dallazen; o defensor público-geral, Cristiano Vieira Heerdt; o prefeito da Capital, Nelson Marchezan Júnior, e o vice, Gustavo Paim; prefeitos e outras autoridades civis, militares e religiosas.






*Com informações da Ascom da ALRS


Últimas notícias
/arquivos/santoangelo2603_03 (2)
Loading...
Notícias

AMP/RS celebra elevação de entrâncias em promotorias no Estado

27/03/2024
/arquivos/urug2503_01 (2)
Loading...
Notícias

Semana do MP inicia jornada por São Borja abordando atuação da promotoria no tribunal do Júri

27/03/2024
/arquivos/FOTO 01 (2)
Loading...
Notícias

Núcleo de Inovação e Tecnologia é lançado pela AMP/RS em painel realizado na FMP

27/03/2024
/arquivos/WhatsApp Image 2024-03-26 at 15.31.53 (3)
Loading...
Notícias

Vice-presidente Márcia Villanova participa de evento no Palácio do MPRS

26/03/2024