Solidariedade: AMP/RS apoia vítimas de desastres no Paraná
Durante o Congresso Nacional do Ministério Público, realizado em Brasília, a Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS) anunciou a doação de R$ 30 mil à Associação Paranaense do Ministério Público (APMP), presidida por Fernando da Silva Mattos. O valor, proveniente do Fundo de Apoio a Tragédias Climáticas e Sociais da AMP/RS, será destinado às ações de recuperação e assistência às vítimas das crises climáticas que atingiram o estado do Paraná na última semana.
A passagem de tornados causou grande destruição em diversas regiões do estado, resultando na morte de sete pessoas e deixando mais de 800 feridos. Em Rio Bonito do Iguaçu, município que teve 90% de sua área destruída por ventos de até 330 km/h, o cenário é de devastação e reconstrução.
A medida busca atenuar os impactos deixados pelos fenômenos climáticos, que provocaram mortes, prejuízos severos à infraestrutura e grandes danos às comunidades locais. A doação reafirma o compromisso solidário da AMP/RS com a cooperação entre as entidades do Ministério Público e com o apoio humanitário em situações de emergência.
O presidente da AMP/RS, Fernando Andrade Alves, destacou o caráter simbólico da iniciativa. “Assim como recebemos apoio de todo o país nos momentos mais difíceis do Rio Grande do Sul, é nosso dever estender a mão ao Paraná. Esta é uma ação de empatia e compromisso com a vida, que também retribui o gesto solidário dos colegas paranaenses durante nossa enchente", afirmou.
O repasse integra o conjunto de ações do Fundo de Apoio a Tragédias Climáticas e Sociais, criado pela AMP/RS com o objetivo de garantir suporte contínuo, transparente e eficiente a comunidades impactadas por eventos climáticos e sociais.
A AMP/RS segue também com sua campanha permanente de arrecadação voltada às vítimas de fenômenos climáticos. As doações podem ser realizadas diretamente no portal da Associação.
