Menu de serviços
Tipo:
Notícias

Promovido pela AMP/RS, Porto Alegre recebeu debate decisivo entre candidatos à chefia do Ministério Público

Com participação ativa da classe, Associação encerrou ciclo de encontros que antecede a formação da lista tríplice
13/05/2025 Atualizada em 13/05/2025 20:59:33
Compartilhe:
Capa_debate

Em uma noite marcada pelo diálogo e pela troca de ideias, a Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS) realizou, nesta terça-feira, 13 de maio, o segundo e último debate entre os candidatos ao cargo de procurador-geral de Justiça do Estado. O evento ocorreu no auditório Mondercil Paulo de Moraes, na sede do Ministério Público, em Porto Alegre, e reuniu os três postulantes à chefia do MP: Alexandre Saltz, Lisandra Demari e Luciano Vaccaro.


O encontro histórico marcou a reta final do processo eleitoral que definirá a nova composição da lista tríplice para o comando do Ministério Público estadual. A votação será realizada eletronicamente entre os dias 15 e 17 de maio, com apuração prevista para o sábado, (17/05), às 17h.


Com mediação do presidente da AMP/RS, Fernando Andrade Alves, o debate contou com participação presencial de membros da Instituição e transmissão ao vivo por link exclusivo aos associados. Ao longo de 1h30, os candidatos apresentaram suas propostas e responderam a rodadas de perguntas — elaboradas a partir de sugestões da própria classe e também entre os próprios concorrentes. Questões como a regionalização e a especialização da atuação, soluções para o crescente volume de trabalho e a liquidação de passivos foram os temas abordados. A ordem das falas foi definida por sorteio.


Para o presidente da AMP/RS, Fernando Andrade Alves, o debate foi um marco na valorização do diálogo institucional e no fortalecimento da democracia interna. “Mais do que um ciclo de escuta, promovemos um verdadeiro exercício de cidadania dentro do Ministério Público. Ao darmos voz ativa aos nossos associados e visibilidade às propostas dos candidatos, reafirmamos nosso compromisso com a transparência, a representatividade e o protagonismo dos membros na construção do futuro da Instituição”, destacou.


O debate na Capital encerrou a série de ações promovidas pela AMP/RS no processo eleitoral de 2025. O primeiro encontro entre os candidatos foi realizado no dia 24 de abril, em Santa Maria, fortalecendo o caráter descentralizado da iniciativa e ampliando o acesso às discussões.


A Diretoria da AMP/RS também esteve representada pelas vice-presidentes de Núcleos, Luciana Cano Casarotto; de Relações Institucionais, Karine Camargo Teixeira; de Mobilização Social e Relacionamento, Júlia Ilenir Martins; e pela secretária-geral, Maria Cristina Moreira de Oliveira.


Apoio ao mais votado


Na semana passada, a Diretoria Executiva da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS) reuniu-se com o governador Eduardo Leite para entregar um ofício conjunto com a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP). No documento, as entidades formalizam a defesa de que o candidato mais votado pela classe seja nomeado como o novo procurador-geral de Justiça do Estado. Após o encerramento do processo eleitoral, a lista tríplice será encaminhada ao governador, que terá até 15 dias para anunciar sua escolha.


AMP/RS promoveu série de iniciativas durante o processo eleitoral


Além dos debates, a AMP/RS desenvolveu diversas ações para ampliar o acesso dos associados às propostas dos candidatos. Entre elas, destacaram-se as entrevistas individuais com os postulantes ao cargo, nas quais cada candidato teve 30 minutos para apresentar sua visão de gestão e responder às mesmas perguntas, previamente definidas, sobre temas variados.


A entidade também garantiu o envio de materiais de campanha por e-mail e WhatsApp, com remessas programadas para as sextas-feiras dos meses de abril e maio.


Diálogo com jubilados na tradicional Tertúlia


O ciclo de escuta promovido pela AMP/RS também contemplou o grupo de jubilados da entidade. Por meio da tradicional Tertúlia, realizada na sede administrativa da Associação, os candidatos participaram de três encontros — presenciais e híbridos — com membros aposentados e pensionistas. Nessas ocasiões, apresentaram propostas e debateram temas prioritários para a próxima gestão, com atenção especial às demandas da categoria.





Últimas notícias
/arquivos/DSC_2938
Loading...

Memorial da AMP/RS inicia série de publicações sobre homenagens a associados

12/05/2025
/arquivos/DSC_3357
Loading...

AMP/RS recebe presidenta eleita da ADPERGS em visita institucional

12/05/2025
/arquivos/DSC_3437
Loading...

Cláudio Domingos Mastrangelo Coelho é empossado como procurador-geral de Justiça

12/05/2025
/arquivos/Capa
Loading...
Notícias

Lançamento de livro de Cristiano Vilhalba Flores é prestigiado pela AMP/RS

12/05/2025