Palavra do Presidente

Prêmio Jornalismo 2018

Publicado em 30/11/2018

Foram divulgados nesta sexta-feira os vencedores do XX Prêmio Jornalismo Ministério Público, promovido ininterruptamente desde 1999, fruto de profícua parceria entre Procuradoria-Geral de Justiça, Associação do Ministério Público e Fundação Escola Superior do Ministério Público. Nesta edição, atentos às transformações da comunicação na era digital, o Prêmio sofreu ajustes que buscaram ressaltar nos trabalhos concorrentes a atuação institucional nas principais temáticas, conforme o Planejamento Estratégico do MPRS.
Foram 76 trabalhos inscritos, muitos deles de altíssimo nível, o que sinaliza a excelência do jornalismo exercido nos veículos do país (sim, neste ano houve inscrições de outros Estados também) e evidencia a qualidade do trabalho, sério e obstinado, de promotores e procuradores de Justiça gaúchos, nos mais variados ramos de atuação institucional que nos foram atribuídos com o advento da Constituição Federal de 1988.
Segurança Pública, Proteção Social, Sustentabilidade, Proteção do Patrimônio Público, Saúde e Educação, além da categoria Reportagem Universitária, foram os segmentos abrangidos pelas matérias apresentadas, veiculadas entre os dias 15 de novembro de 2017 e 10 de outubro de 2018. Esses são temas que representam um Ministério Público atento às demandas e aos avanços do século 21. E que, através do trabalho da imprensa, se comunica com a sociedade.
Parabéns aos vencedores e a todos que escolheram mostrar a atuação dos membros de nossa Instituição pensando em promover a justiça em sua essência e os efeitos práticos desse esforço. E parabéns aos colegas cujas missão e capacidade foram retratadas. Que essa parceria siga forte, em nome do estado democrático de direito e da justiça social.