Notícias AMPRS

Ensino a distância e projetos de capacitação foram pauta na reunião do Cdemp

Publicado em 08-08-2018



O Colégio de Diretores de Escolas e Centros de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional dos Ministérios Públicos (Cdemp), presidido pelo diretor do Ceaf/MPRS, Luciano Brasil, realizou sua terceira reunião ordinária de 2018, no dia 2 de agosto, em Gramado, durante o XIV Congresso Estadual do Ministério Público. Integra o colegiado e também esteve presente no encontro, o presidente da FMP/RS, David Medina da Silva.

Na reunião, foram debatidos temas importantes, como a criação de um cadastro nacional de professores, a apresentação dos novos projetos formativos da Escola Nacional do Ministério Público (Enamp), a definição da plataforma de ensino a distância (EaD) da Enamp, e, também, a participação do Cdemp no programa de capacitação dos atores envolvidos no acolhimento, na integração e na interiorização de refugiados e migrantes no Brasil, conduzido Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). Além disso, foi apresentado um relato das atividades do Cdemp no 1º semestre.

A reunião teve grande participação de 23 entidades associadas ao Cdemp, entre escolas institucionais, fundacionais e associativas dos Ministérios Públicos Estaduais e do Ministério Público da União. De acordo com Luciano Brasil, “a reunião foi bastante produtiva e mais uma vez fundamental para integração e definição de diretrizes nacionais para capacitação de membros e servidores do Ministério Público”. O dirigente ainda complementou: “Somos um país de dimensões continentais e estruturação federativa, por isso é muito fácil nos desgarrarmos sem esta conexão, reafirmada a cada encontro".

A reunião contou com a participação do conselheiro nacional Lauro Machado Nogueira, presidente da Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público (UNCMP), que realizou exposição sobre as atividades do grupo. O procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen, o corregedor nacional, Orlando Rochadel Moreira, o presidente da AMP/RS, Sérgio Harris, o presidente da Conamp, Victor Hugo Palmeiro de Azevedo Neto, e a presidente do CNOMP, Rita Baptista, também estiveram na reunião, manifestando-se sobre temas de relevância institucional.

ACORDO DE COOPERAÇÃO
fmmp.png O presidente da Fundação Escola Superior do Ministério Público, David Medina da Silva, assinou acordo de cooperação com a Escola Nacional do Ministério Público para disponibilização de toda sua grade de cursos de Ensino à Distância (EaD). As especializações serão disponibilizadas, através da Enamp, para todos os integrantes do MP brasileiro com valores diferenciados. “Nossa intenção é tornar ainda mais acessíveis todos os nossos cursos de pós-graduação à distância, permitindo que todo colega, por mais distante que esteja de um centro universitário, possa fazer sua especialização”, explicou.