Notícias AMPRS

AMP/RS dá a largada na campanha de imunização contra a gripe

Publicado em 29-01-2018



Como acontece tradicionalmente, a AMP/RS está dando a largada na Campanha de Vacinação contra a Gripe. O período de imunização deverá ocorrer no mês de abril, mas a Associação já está trabalhando para a aquisição das doses e a organização de todo o processo. Para que a entidade possa aferir a quantidade adequada para atender a demanda da classe, ficou estabelecido prazo até 20 de fevereiro, impreterivelmente, para que o associado manifeste interesse em receber a imunização, bem como assegurar a proteção de seus familiares.

O custo de cada dose está estimado em cerca de R$ 60,00. Para informar sobre o interesse na imunização, clique aqui. Haverá opções de local e data na Capital e algumas cidades do interior do Estado (desde que ultrapasse o mínimo de 20 doses), sendo que os locais poderão ser alterados quando da montagem do cronograma de aplicação da vacina.

A vacina a ser ofertada é do tipo Tetravalente (influenza tipos A e B), licenciada pela ANVISA, para aplicação em adultos e crianças a partir de 03 anos de idade, em formulação única de 0,5 ml. O associado poderá inscrever seus dependentes e interessados. Caso o número de vacinas disponibilizadas pelo laboratório seja limitado, a preferência será dada aos associados e dependentes em primeiro grau. Em caso de dúvida quanto ao preenchimento da inscrição, esta poderá ser esclarecida com o Setor de Atendimento, pelo telefone (51) 3254-5300.

A ATUALIZAÇÃO DA VACINA

Todos os anos, o processo de negociação para aquisição das doses de vacina começa cedo, uma vez que a procura junto aos laboratórios é grande e não é possível armazenar de um ano para outro por conta da mutação dos vírus. Devido às mutações, as proteínas do Influenza variam bastante e deixam de ser reconhecidas pelos anticorpos. Por isso, é preciso produzir novas vacinas todos os anos, em um processo que exige cerca de seis meses.