Notícias AMPRS

Abertura da I Semana do MP de Nova Prata atrai grande público

Publicado em 08-11-2017



Aconteceu, na noite desta terça-feira (7/11), a abertura da I Semana do MP de Nova Prata, uma atividade promovida pela AMP/RS em parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS). Organizada pelo promotor de Justiça Leonardo dos Santos Rossi, a atividade prossegue hoje, no Auditório do Campus Universitário da UCS, com o apoio do Ministério Público e da FMP. Ao longo de 2017, foram 10 encontros promovidos pela AMP/RS, sempre em parceria com universidades das regiões onde os eventos aconteceram. Os vice-presidentes Martha Beltrame e João Ricardo Tavares prestigiaram o evento.

INTEGRAÇÃO PELA QUALIFICAÇÃO DAS CARREIRAS JURÍDICAS
dsc_3419reduzida.jpgAo receber o público, que lotou o auditório, Leonardo Rossi ressaltou a importância da integração entre as diversas entidades e instituições para promover o conhecimento e a qualificação das carreiras jurídicas. Ele também saudou o fato de Nova Prata receber, pela primeira vez, a atividade. "Dizer quem somos, o que pensamos, o que temos por norte, enfim, dividir o nosso conhecimento com a comunidade acadêmica: esse é o objetivo que buscamos no encontro que hoje se inicia".


ATENÇÃO ESPECIAL NO COMBATE À CRIMINALIDADE
dsc_3448_reduzida.png A vice-presidente da AMP/RS, Martha Beltrame, falou em nome da entidade. Ela fez uma breve recapitulação da história do MP, ressaltando o fato de que a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988, a instituição avançou na defesa dos direitos fundamentais – como saúde, educação, meio ambiente, idoso, criança e adolescente -, deixando de atuar apenas nos processos criminais e cíveis e passando a intervir em defesa da sociedade num sentido mais amplo. “O Ministério Público, hoje, voltou os olhos de forma especial e especializada para o combate à criminalidade, à corrupção, à lavagem de dinheiro e às suas novas formas e mecanismos de apuração”.

PALESTRA INAUGURAL
dsc_3530_reduzida.jpgNa sequência, a primeira palestra da Semana do MP de Nova Prata foi proferida pelo coordenador do CAO Criminal, Luciano Vaccaro. Ele discorreu sobre o tema "Lavagem de dinheiro - nova perspectiva de enfrentamento à macrocriminalidade". Para o promotor, é importante a possibilidade de confisco dos bens produto das infrações penais praticadas antecipadamente. O coordenador do CaoCrim apresentou uma história do crime e a contextualização nacional e estadual, especialmente a respeito do projeto-piloto da Promotoria de Justiça de Combate aos Crimes de Lavagem de Dinheiro e Organização Criminosa.

PRESENÇAS
Compareceram à primeira noite da atividade os promotores de Justiça Damásio Sobiesiak, de Casca, Lúcio Flávio Miotto, de Veranópolis, e Fabrício Gustavo Alegretti, de Marau, além de autoridades locais e regionais.

ENCERRAMENTO

A programação desta quarta-feira, último dia do encontro, contará com palestra do procurador de Justiça aposentado Cláudio Bonatto, que falará sobre "A Proteção do Consumidor como Direito e Garantia Fundamental".