Notícias AMPRS

Em artigo publicado na Zero Hora, presidente celebra Dia Estadual do Ministério Público

Publicado em 29-06-2022



Em artigo publicado no jornal Zero Hora, o presidente da AMP/RS, João Ricardo Santos Tavares, celebrou o Dia Estadual do Ministério Público, comemorado nesta quarta-feira, 29 de junho.

No texto, o promotor de Justiça ressalta a importância da data como um momento de reflexão sobre o papel e os rumos da Instituição, e também de valorizar o trabalho exercido por seus membros.

Neste sentido, o dirigente destaca a retomada do Congresso Estadual do Ministério Público, evento que foi palco de discussões que pautaram o aperfeiçoamento do MPRS nas últimas três décadas. “Que possamos valorizar o nosso Ministério Público, não somente hoje, mas em todos os dias. Seja através do trabalho incansável de cada pessoa que o compõe, seja por meio de iniciativas que nos preparem para os desafios futuros, buscando soluções para uma Instituição cada vez melhor”, almejou João Ricardo Santos Tavares.

Confira a íntegra do artigo:

Três décadas de história

Neste dia 29 de junho, é celebrado o Dia Estadual do Ministério Público. Uma data para homenagear a trajetória desta Instituição, essencial para a sociedade e para a democracia. Também é dia para refletir sobre o seu papel, sobre seus rumos e, sobretudo, sobre sua atuação em prol de todos os cidadãos e cidadãs, representando os seus interesses nas mais diversas áreas.

Nada melhor do que comemorar esta data com a perspectiva de retomada de um dos principais eventos da história da Associação do Ministério Público gaúcho. Com uma tradição marcada pela discussão de temas fundamentais à Instituição, o Congresso Estadual do Ministério Público ressurge para a sua décima quinta edição, em Gramado, de 10 a 13 de agosto, com o tema "30 Anos Construindo História".

Após dois anos de impossibilidade de sua realização em razão da pandemia, retornaremos com o evento que, ao longo de três décadas, consolidou-se como um lugar de vanguarda, palco de discussões que pautaram o aperfeiçoamento do Ministério Público e da atuação de seus membros.

Temos a convicção de que, mais uma vez, muito além de formar um ambiente de confraternização entre promotores, promotoras, procuradores e procuradoras de Justiça, teremos um espaço de construção coletiva, com a participação de renomados palestrantes locais e nacionais, das mais diversas áreas de conhecimento, voltado para o debate propositivo e qualificado sobre questões atuais e que impactam diariamente no exercício do nosso papel constitucional.

Que possamos valorizar o nosso Ministério Público, não somente hoje, mas em todos os dias. Seja através do trabalho incansável de cada pessoa que o compõe, seja por meio de iniciativas que nos preparem para os desafios futuros, buscando soluções para uma Instituição cada vez melhor. Afinal, um Ministério Público fortalecido e atualizado refletirá em um atendimento cada vez mais qualificado e eficiente para toda a sociedade.