Menu de serviços
Tipo:
Notícias

ELEIÇÕES PARA PGJ: Conheça a chapa liderada por Alexandre Sikinowski Saltz

Entre os dias 12 e 15 de abril, AMP/RS publicará a apresentação das quatro candidaturas à Procuradoria-Geral de Justiça
15/04/2021 Atualizada em 21/07/2023 10:57:17
Compartilhe:
1618489800.jpg

A soma das contribuições de cada um

Trajetórias distintas, ideias convergentes e objetivos comuns. Assim se resume nossa candidatura para o comando do Ministério Público. Estamos na linha de frente e conhecemos a realidade das Promotorias. Vamos trabalhar na reestruturação da carreira, conciliando interesses institucionais e pessoais, criando condições para exercer com excelência nossa missão constitucional. Estamos cientes de que o momento atual exige a defesa firme da instituição, que tem recebido reiterados ataques. É necessária uma ação unificada em defesa do Ministério Público. Transparência e eficiência são princípios que nortearão as nossas decisões. Vamos reformular a forma de trabalhar, tirando o máximo proveito das inovações tecnológicas. Necessitamos mostrar a toda a sociedade nossa verdadeira essencialidade. Vamos consolidar os avanços e olhar para o futuro. Precisamos estar organizados e articulados para enfrentar os grandes desafios que virão. #SomosTodosMP



Alexandre Sikinowski Saltz

Procurador-Geral de Justiça







alexandresaltz.jpeg




Natural de Uruguaiana. Graduado pela PUCRS (1989). Mestre em Direito pela FMP. Ingressou no Ministério Público em 1990. Atuou nas Promotorias de Justiça de Santiago, Uruguaiana, da Fazenda Pública e do Meio Ambiente de Porto Alegre. Foi Promotor-Assessor, Coordenador de CAOMA, Diretor do CEAF, Secretário-Geral do Ministério Público, e Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais Substituto. Agraciado com Medalha da Ordem do Mérito do Ministério Público do Rio Grande do Sul com Grau Comendador (2014).



Jussara Maria Lahude

Subprocuradora-Geral para Assuntos Jurídicos







jussara.jpeg




Natural de Encantado. Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUCRS (1976). Especialista em Direito Ambiental Nacional e Internacional pela UFRGS (2008). Ingressou no Ministério Público em 1982, atuando em Tapera, Candelária, Campo Bom, Estrela e Porto Alegre. Foi Promotora e Procuradora de Justiça-Assessora da Subprocuradoria-Geral para Assuntos Jurídicos, Procuradora-Coordenadora Substituta da Procuradoria de Justiça Cível e Ouvidora do Ministério Público. Integra o Órgão Especial do Colégio de Procuradores e atua junto à 18ª Câmara Cível.



Vera Sapko

Subprocuradora-Geral para Assuntos Administrativos







verasapko.jpeg




Graduada pela UFRGS em 1986. Mestrado em Direito Público pela UNISINOS e Especialização em Direito Tributário, Financeiro e Econômico pela UFRGS. Ingressou no Ministério Público em 1986, passando pelas Promotorias de Justiça de Sarandi, Carlos Barbosa e Bento Gonçalves, bem como pela Promotoria de Justiça da Fazenda Pública em Porto Alegre. Atualmente é Promotora de Justiça Assessora na Assessoria Jurídica da SUBJUR.Compôs bancas de concurso para cargos de Promotor de Justiça e servidores. Foi agraciada com a Medalha da Ordem do Mérito do Ministério Público, Grau Comendador.



Luciano Vaccaro

Subprocurador-Geral para Assuntos Institucionais







lucianovaccaro.jpeg




Natural de Porto Alegre. Graduado na PUCRS e Doutor em Direito Penal pela Universidade Complutense de Madri/Espanha. Ingressou no MPRS em 1998, atuando nas Promotorias de Justiça de Getúlio Vargas, Erechim e do Tribunal do Júri da Capital. Foi Coordenador do CAOCRIM e Conselheiro do Conselho de Gestão Compartilhada. Professor de Direito Penal em cursos preparatórios ao Ministério Público e Magistratura, e de cursos de pós-graduação. Foi palestrante do PNLD do Ministério da Justiça. Integra a Comissão de Juristas da Câmara dos Deputados para Reforma da Lei de Lavagem de Dinheiro.



João Claudio Pizzato Sidou

Subprocurador-Geral de Justiça de Gestão Estratégica







sidou.jpeg




Natural de Porto Alegre. Graduado em Direito na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Especialista em Direito Constitucional pela Fundação Escola Superior do Ministério Público (2009). Foi Oficial de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado (1998). Foi Consultor Técnico Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado (2005). Foi Coordenador do Gabinete de Consultoria Legislativa. Ingressou no Ministério Público em 2011. Atuou nas Promotorias de Justiça de Cacequi, Alegrete e Alvorada. Recebeu o título de Cidadão Alegretense (2014).










Os textos e fotos que apresentam a candidatura foram elaborados pela própria chapa a partir de parâmetros estabelecidos durante reunião realizada no dia 8 de abril de 2021, na sede da AMP/RS, com a presença de representantes de todos os candidatos.


Últimas notícias
/arquivos/santoangelo2603_03 (2)
Loading...
Notícias

AMP/RS celebra elevação de entrâncias em promotorias no Estado

27/03/2024
/arquivos/urug2503_01 (2)
Loading...
Notícias

Semana do MP inicia jornada por São Borja abordando atuação da promotoria no tribunal do Júri

27/03/2024
/arquivos/FOTO 01 (2)
Loading...
Notícias

Núcleo de Inovação e Tecnologia é lançado pela AMP/RS em painel realizado na FMP

27/03/2024
/arquivos/WhatsApp Image 2024-03-26 at 15.31.53 (3)
Loading...
Notícias

Vice-presidente Márcia Villanova participa de evento no Palácio do MPRS

26/03/2024