Menu de serviços
Tipo:
Notícias

AMP/RS participa da abertura do I Congresso Nacional Virtual do Tribunal do Júri

Exclusivo para agentes do Ministério Público, evento começa nesta segunda, dia 5, e vai até sexta-feira, 9 de abril
05/04/2021 Atualizada em 21/07/2023 10:59:12
Compartilhe:
1617662376.jpg
O presidente da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS), João Ricardo Santos Tavares, e o Vice-presidente de Núcleos, Fernando Andrade Alves, participaram, na noite desta segunda-feira, 5 de abril, da abertura do I Congresso Nacional Virtual do Tribunal do Júri. Realizado de forma totalmente online, o evento tem como objetivo proporcionar aos participantes uma imersão na experiência de vinte dos mais destacados atuantes nos plenários do Júri do País.



Para o presidente da AMP/RS, João Ricardo Santos Tavares, é muito importante debater as transformações que afetam o trabalho dos promotores de Justiça. “Sabemos das dificuldades que os colegas que atuam no Tribunal do Júri têm enfrentado devido às modificações legislativas que vieram em prejuízo da atuação livre dos membros do Ministério Público em plenário. Debater a face que talvez seja a mais visível da atuação do Ministério Público para a sociedade nesse momento é muito importante, ainda mais em um evento desta dimensão que reúne cerca de 760 colegas de todo o país”, enfatiza.



Segundo o coordenador do Congresso, o promotor de Justiça Eugênio Paes Amorim, é necessário fomentar a valorização dessa área de atuação do Ministério Público. “O Tribunal do Júri já chegou a ser chamado de ‘vitrine do Ministério Público’ e, hoje, infelizmente, está relegado a planos inferiores com relação às outras áreas da nossa atuação. Precisamos resgatar aquele brilho no olhar do promotor de Justiça de trabalhar perante o Tribunal do Júri", destaca.



Amorim pontua que um dos motes do evento é o fomento aos novos talentos da atuação do júri. “Atualmente, temos, no Brasil, grandes promotores do júri, mas que, em sua maioria, já estão em fase final de carreira ministerial. Portanto, por causa dessas ausências que ocorrerão nos próximos dez anos, precisamos criar várias safras novas de grandes tribunos do plenário do júri na defesa da vida. Isso será de muito engrandecimento para o Ministério Público”, entende.



Organizado pela empresa Strategia Palestras e Treinamentos, o evento terá duração de cinco dias, de 5 a 9 de abril. Exclusivo para agentes do Ministério Público, o Congresso conta com o apoio da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP) e da Confraria do Júri.
Últimas notícias
/arquivos/santoangelo2603_03 (2)
Loading...
Notícias

AMP/RS celebra elevação de entrâncias em promotorias no Estado

27/03/2024
/arquivos/urug2503_01 (2)
Loading...
Notícias

Semana do MP inicia jornada por São Borja abordando atuação da promotoria no tribunal do Júri

27/03/2024
/arquivos/FOTO 01 (2)
Loading...
Notícias

Núcleo de Inovação e Tecnologia é lançado pela AMP/RS em painel realizado na FMP

27/03/2024
/arquivos/WhatsApp Image 2024-03-26 at 15.31.53 (3)
Loading...
Notícias

Vice-presidente Márcia Villanova participa de evento no Palácio do MPRS

26/03/2024