Notícias AMPRS

Semana do Ministério Público foi pela quinta vez a Erechim

Publicado em 05-09-2018



O Salão de Atos da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), em Erechim, recebeu, nas noites de 3 e 4 de setembro, as atividades da V Semana do Ministério Público no Município. Ao longo da programação, o público universitário acompanhou as palestras dos promotores de Justiça Luciano Vaccaro e Felipe Teixeira Neto. Os vice-presidentes da AMP/RS Martha Beltrame e João Ricardo Santos Tavares participaram do evento. Na solenidade de abertura, Martha Beltrame destacou o significado dos encontros para estreitar o relacionamento com o universo acadêmico e a difusão do papel da Instituição no contexto social. "Esse é um espaço valioso para compartilhar conhecimento e estimular a reflexão sobre o momento pelo qual passa o País. A realização das semanas do Ministério Público vem sendo organizadas AMP/RS pela diversas cidades do estado há mais trinta anos. A ideia sempre foi aproximar o Ministério Público da comunidade acadêmica e de toda sociedade e com isso mostrar através das palestras algumas das diversas atribuições, demandas e preocupações do MP com as questões atuais", disse a dirigente.

vacc.pngEm sua apresentação, o coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal e da Segurança Pública do MPRS, Luciano Vaccaro, falou sobre “Lavagem de dinheiro – nova perspectiva de enfrentamento à macrocriminalidade”. Na oportunidade, Vaccaro contextualizou o tema nos cenários nacional e internacional, defendendo que o foco na lavagem de dinheiro é uma importante forma de combate ao crime organizado.





ftn.png Já na segunda e última noite, Felipe Teixeira Neto tratou sobre o dano moral coletivo, especialmente em razão da lesão de interesses difusos, como o meio ambiente e as relações de consumo. O promotor analisou casos jurisprudenciais, especialmente conectando estes danos com o trabalho do Ministério Público na Promotoria Regional dos Sinos e no Programa Segurança Alimentar.






PRESENÇAS
Participaram das atividades, ainda, os colegas Adriano Luís de Araújo, Gustavo Burgos de Oliveira, João Fábio Munhoz Manzano, João Nelson Paim Filho, Karina Denicol, Roque Afonso Eick, Stela Bordin, Henrique Rech Neto e André Luiz Tarouco Pinto.