Notícias AMPRS

Temas legislativos são abordados no almoço dos aposentados

Publicado em 28-06-2018



A quinta-feira chuvosa (28/06) não assustou os colegas inativos que tradicionalmente se encontram com a direção da AMP/RS na última semana de cada mês. O Almoço dos Aposentados de junho, mais uma vez, reuniu dezenas de colegas para se informar e debater assuntos de interesse da classe. O vice-presidente de Aposentados, Antonio Carlos Paiva Hornung, fez uma breve avaliação sobre a situação dos inativos do MP de outros estados brasileiros.

Segundo ele, o Rio Grande do Sul tem status privilegiado em relação aos Ministérios Públicos das demais unidades federativas. “Nosso canal de diálogo com a direção da Associação, bem como com a Instituição em geral, é excelente. Em outros estados, isso não acontece, e os aposentados ficam à margem das principais discussões da classe”, disse. Hornung informou, ainda, que tanto ele como o presidente da AMP/RS, Sérgio Harris, irão a Brasília na próxima semana, onde farão a representação dos aposentados gaúchos na reunião de diretoria da CONAMP.

Com a palavra, o presidente Sérgio Harris anunciou: “Só temos boas notícias hoje”. Harris referiu-se, em especial, à derrubada do veto parcial do governador José Ivo Sartori ao Projeto de Lei Complementar nº 206/17, que dispõe sobre a reestruturação do Instituto de Previdência do Estado (IPE-RS), aprovado em março pela Assembleia Legislativa, e sobre a antecipação do repasse do duodécimo ao MP. “A derrubada do veto foi uma importante vitória. Conseguimos aprovar uma lei muito boa, que garante a permanência da folha dos aposentados sob a gestão do Ministério Público. A Lei aprovada pela Assembleia Legislativa gaúcha servirá de parâmetro para os outros estados”, previu Harris.

O dirigente ainda fez questão de convidar a todos para participarem do XIV Congresso Estadual do Ministério Público, que acontecerá de que ocorrerá de 1º a 4 de agosto, no Hotel Serra Azul, em Gramado. Harris anunciou, ainda, o sorteio de duas bolsas para o curso "Combate ao Crime Organizado – máfias, corrupção, terrorismo", ministrado na Universidade de Roma Tor Vergata, na Itália. Estarão aptos ao sorteio os colegas que se inscreverem e adquirirem pacote de hospedagem ao Congresso Estadual no Hotel Serra Azul até uma data limite que ainda será definida e divulgada. Os contemplados terão as despesas do curso subsidiadas pela Associação e arcarão com os demais custos, como passagens, hospedagem e alimentação.

Por fim, foi comunicado a todos a recondução, pelo Conselho Deliberativo da FAS, do procurador de Justiça Claudio Bonatto para o cargo de diretor-presidente da FAS.