Notícias AMPRS

Promotores gaúchos participam de curso sobre combate ao crime organizado na Itália

Publicado em 07-05-2018



Começou nesta segunda-feira (6), na Itália, o curso "Combate ao Crime Organizado – máfias, corrupção, terrorismo". A atividade, com carga horária de 60 horas-aula, acontece no Campus X da Universidade de Roma Tor Vergata, reunindo 97 participantes, entre eles 17 membros do Ministério Público do Rio Grande do Sul.

Durante a solenidade de abertura das atividades, o presidente da AMP/RS, Sérgio Harris falou representando a Conamp. Na oportunidade, o dirigente saudou o êxito alcançado pelos italianos no enfrentamento ao crime organizado e a oportunidade de compartilhamento das lições apreendidas pelo sistema judiciário. Harris também salientou a importância da participação de membros do Ministério Público brasileiro no curso, especialmente em face do contexto atual do crime organizado no País.

A programação se estende até o dia 16 de maio, com aulas em dois turnos e visitas a instituições. Na pauta estarão temas como Introdução ao código anti-máfia; Normativa sobre a lavagem de dinheiro no Direito italiano e europeu; As investigações; O sistema penal da lavagem de dinheiro; Corrupção e crime organizado - Combate à corrupção na experiência italiana; A lavagem das organizações criminais; A delação premiada no sistema italiano; O cyber-crime; Procuradoria anti-máfia - Cárcere duro no CPP Italiano; Direito penitenciário; O terrorismo islâmico; Apreensão de bens preventiva e contra as organizações criminosas; Atuação dos órgãos de fiscalização tributária na Itália e o controle pelo poder Judiciário, Transação e recuperação de ativos na experiência italiana.

DELEGAÇÃO GAÚCHA
Participam do curso os colegas Angela Caren Dal Pos, Camila Santos da Cunha, Fernando Freitas Consul, Karen de Vasconcellos Daubermann, Letícia Viterbo Ilges, Martha Silva Beltrame, Renata Pinto Lucena, Rodrigo Ballverdú Louzada, Sérgio Hiane Harris, Sônia Madalena Silveira Bonilla, Tássia Bergmeyer da Silveira, Greice Ávila Schmeing, João Afonso Silva Beltrame, Júlia Flores Schutt, Marcelo Tubino Vieira, Rodrigo Mendonça Pinto dos Santos e Waleska Flores Agostini.