Notícias AMPRS

Em Caxias do Sul, AMP/RS abre roteiro anual de Reuniões de Núcleo

Publicado em 06-03-2018



A diretoria da AMP/RS deu início, nessa segunda-feira (5), ao roteiro de reuniões nas Promotorias de Justiça dos 17 Núcleos Regionais. O primeiro encontro foi com os colegas que atuam nas comarcas do Núcleo de Caxias do Sul, na Serra. Na oportunidade, uma extensa pauta foi abordada e amplamente discutida ao longo de mais de três horas, com a participação do presidente da entidade, Sérgio Harris, e dos vices Martha Beltrame e João Ricardo Santos Tavares. Ao final, o grupo confraternizou em jantar no restaurante Casa Di Paolo.

Entre os temas abordados na reunião estiveram a tramitação da PEC 287/2016, que trata da reforma previdenciária, questões de ordem remuneratória e as perspectivas da carreira. Igualmente, foram apresentadas pelos colegas sugestões de aprimoramento das funções e atividades desenvolvidas pelos membros do Ministério Público em Caxias do Sul. Os colegas manifestaram preocupação com a instalação da Vara de Execuções Criminais (VEC) na comarca – prevista pelo TJ ainda para este ano – e seus efeitos sobre o trabalho das Promotorias locais. Além disso, houve muitas reclamações em relação à ausência de preenchimento de vagas em Caxias do Sul, o que sobrecarrega os Promotores de Justiça em termos de substituição, bem como a falta de flexibilidade da distribuição destas mesmas substituições, fazendo com que, muitas vezes, não seja possível dividir a acumulação no período. Ainda foram debatidas a presença de Promotores de Justiça nos estádios de futebol, a questão do prazo de 04 anos para a perda da classificação no caso de Colegas que ocupam cargos na Administração, bem como o acesso ao fórum local, que, vez por outra, causa certo embaraço na entrada. Para o presidente da entidade, Sérgio Harris: "Foi uma reunião aberta a todos os assuntos. Ouvi tudo o que tinha que ouvir, e falei o que tinha que falar. Os colegas têm razão em diversos pontos e estamos prontos para ajudar a encontrar soluções. Em outras questões, infelizmente, não se tem como resolver no curto prazo. E isso foi dito também. Gosto de reuniões sinceras, mesmo que sejam duras".

PRESENÇAS
Participaram das atividades os colegas Ádrio Rafael Paula Gelatti, Alexandre Porto Franca, Belmiro Pedro Max Welter, Cassiano Marquardt Corleta, Delson Arnildo Manzke, Eduardo dos Santos Lumertz, Janaína de Carli dos Santos, Jeanine Mocellin, Letícia Viterbo Ilges, Luiz Carlos Prá, Márcia Corso Ruaro, Mauro Rocha de Porchetto, Simone Martini e Vercilei Lino Serena.